TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene e Socorros Urgentes

Por:   •  10/5/2017  •  Artigo  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ALAUÁ MERCÊS DA SILVA - RA 1141001

Bacharelado em Educação Física

Higiene e Socorros Urgentes

Profa. Dra. Sueli Aparecida de Castro

Portfólio 11° Semana

Centro Universitário Claretiano

BATATAIS

2017

                Inicia se o século XX com a promessa de uma época de ciências, progresso, eletricidade e engenharia, no entanto um desafio na saúde também veio a tona, as epidemias de Corela, Febre Amarela, Varíola entre outras.

        O Brasil ainda não estava preparado para combater essas doenças, em escala que pudesse atender a maioria da população brasileira, uma minoria formado pela burguesia e a elite do país, poderiam contar com médicos particulares, enquanto a parcela em sua maioria formada por pobres, contavam apenas o atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantindo pela igreja.

        Com esses ocorridos, o Brasil que até então tinha aberto suas portas para os imigrantes, fugindo das guerras no velho mundo, e vindo de outras partes do globo, para trabalhar nas lavouras brasileiras, se recusavam a aportar nos portos do país, com medo do contagio das doenças.

        Com a nomeação do Dr. Osvaldo Crus na diretoria nacional de saúde, tem inicio ao combate e ao tratamento das doenças, com criações de vacinas, e mobilização dos enfermos para quarentenas, a medida de obrigatoriedade da vacina contra a Varíola, não foi bem aceito pela população causando uma revolta popular, más logo sanada pela mão forte do governo.

        O Dr. Emílio Ribas concluiu as obras de saneamento básico em Santos-SP, dessa forma abrindo o seu porto para o desembarque dos imigrantes, o que favoreceu e fortaleceu a mão de obra nos campos, nas lavouras e indústrias.  

No ano de 1923 o deputado Eloy de Souza regulamenta a lei de aposentadoria e pensões, favorecendo ao trabalhador brasileiro, posteriormente Getúlio Vargas da corpo e forma as leis que beneficia o trabalhador. O Dr. Geraldo Paula Souza volta ao Brasil após um período nos EUA e reorganiza o processo de saúde, vacinação e sanitarista no país.

        O projeto de IAPS criado por Getúlio, com a finalidade de aposentadoria e acesso a saúde a todos que contribuíram com o projeto, más os valores para manutenção do projeto era desviados, para financiamento das industrias.  

        Com a posse de Getúlio Vargas como presidente eleito através do voto, ele cria o ministério da saúde .

        Com a 8° conferencia da saúde houve uma grande revolução do sistema de saúde no pais, se tornando universal para toda a população brasileira, e a criação dos SUS vemos o sistema de saúde atual, ainda sim que uma parcela da população utilize o sistema de saúde privado como no inicio do século XX.

        Referência Bibliográficas:

http://oglobo.globo.com/opiniao/falhas-mostram-que-sus-padece-de-ma-gestao-13567999

http://sistemaunicodesaude.weebly.com/histoacuteria.html

https://www.youtube.com/watch?v=wsT9xCNBeX8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com