TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Publica

Monografias: Saude Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório contém atividades vivenciadas pela discente Loyana Mayá Barbosa da Costa e Silva; do 7º período do curso de Farmácia do Centro Universitário do Norte-UNINORTE, na Unidade Básica de Saúde do Japiim, no período de 09 (nove) de Outubro a 06 (seis) de Novembro de 2013, no horário de de 14:00h as 18:00h com supervisão realizada pela professora Camila Fabbri e preceptora Maria Meirelany Queiroz.

Segundo Winslow Charles-Edward Amory 1920: “Saúde Pública é a arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade, abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, educação dos indivíduos no princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde”. Portanto, Saúde Pública tem importante papel na promoção e recuperação da saúde comunitária, na promoção de saneamento básico, na profilaxia epidemiológica, na promoção de hospitais gerais, hospitais especializados, postos de saúde, ambulatórios de saúde mental, unidades básicas de saúde e centros de atenção psicossocial.

O Artigo 196 da Constituição Federal que afirma: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

O Sistema Único de Saúde tem como meta tornar-se um importante mecanismo de promoção da equidade no atendimento das necessidades de saúde da população, ofertando serviços com qualidade adequados às necessidades, independente do poder aquisitivo do cidadão. O SUS se propõe a promover a saúde, priorizando as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde. O controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação - Vigilância Epidemiológica, são algumas das responsabilidades de atenção do SUS, assim como o controle da qualidade de remédios, de exames, de alimentos, higiene e adequação de instalações que atendem ao público, onde atua a Vigilância Sanitária.

O estágio supervisionado em Saúde Pública visa formar profissionais completos capazes de trabalhar com as situações do cotidiano em suas atividades diárias, sendo um profissional capaz de compreender o ser humano em sua totalidade, com carinho, atenção e cuidados necessários que o mesmo necessita. Isto mostra a importância do profissional farmacêutico em saúde pública, o qual possui funções que se dividem entre ações técnico-gerenciais e ações técnico-assistenciais. As ações técnico-gerenciais se constituem em atividades meio e são ações de suporte ao processo gerencial da assistência farmacêutica (AF) voltadas principalmente para a logística do medicamento. Estas também dão suporte à prescrição e dispensação. As ações técnico-assistenciais visam o cuidado ao usuário, considerando o uso do medicamento, contribuindo para a efetividade do tratamento, seja no âmbito individual ou coletivo por meio de ações voçtadas ao paciente e não ao medicamento. Baseiam-se na gestão clínica do medicamento e caracterizam por serviços centrados no usuário de forma a garantir a utilização correta de medicamentos e a obtenção de resultados terapêuticos.

2.0 JUSTIFICATIVA

A assistência farmacêutica é determinante para a resolubilidade da atenção e dos serviços em saúde evitando assim casos de intoxicações, resistência microbiana, reações indesejáveis, crescimento do uso irracional e de re-internações hospitalares. Além de contribuir para melhoria da qualidade de vida da população, integrando ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

3.0 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Aproximar o acadêmico da realidade de sua área de formação e auxilia-lo na compreensão as diferentes teorias que regem o exercício profissional. O estágio objetiva a afirmação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades sob processo de supervisão. Conciliando assim, os assuntos estudados em sala de aula com a prática no atendimento a população que busca auxílio na UBS (Unidade Básica de Saíde), ajudando na melhoria das condições de saúde e a qualidade de vida desta população.

3.2 Objetivo Específico

• Propiciar um campo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com