TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Publica

Pesquisas Acadêmicas: Saude Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho vem desenvolvendo sobre avaliação e plano de aula. A avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado do aluno e oferecer alternativas para uma evolução mais segura.

O professor deve saber qual o seu objetivo e se conseguiu alcança-lo é por isso que é Para montar um plano de aula, o professor deve ir de encontro ao interesse de seus alunos, além dos conteúdos abordados nas séries. Quanto o embasamento teorico será utilizado sites da internet.

DESENVOLVIMENTO

Planejamento é um processo que tem como finalidade, estabelecer fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingi robjetivos antes previstos, pensando e prevendo o futuro, levando em conta as condições do presente, ou seja, a realidade, as experiências do passado e os pressupostos filosófico, cultural,econômico e político de quem planeja e com quem se planeja.

A avaliação orienta o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre sua prática. Para o aluno é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas e dificuldades. Para a escola, torna possível definir prioridades e localizar quais aspectos das ações educacionais demandam maior apoio.

A avaliação deve envolver momentos de diagnóstico e de acompanhamento do processo educativo, o que permite conhecer a realidade para a qual se formula um projeto pedagógico e realizar os ajustes necessários ao seu sucesso.

Segundo Luckesi a avaliação deve ser um instrumento auxiliar de aprendizagem e não um instrumento de aprovação ou reprovação “aluno”. A avaliação deve ajudar tanto o professor como o aluno a se auto avaliarem em conjunto, encontrarem uma forma de prosseguir no processo, redirecionando quando necessário à caminhada. (p. 98)

Segundo Castro, “a avaliação não deve ser vista como uma caça aos incompetentes, mas como uma busca de excelência pela organização escolar como um todo”.

A avaliação é um modo do professor por em prática seu planejamento de forma adequada às características de seus alunos. E assim o professor terá conhecimento sobre o que o aluno domina sobre determinados conteúdos e reestruturar o programa para sanar suas dificuldades. Somente assim, o professor terá informações necessárias para propor atividades e gerar novos conhecimentos.

Um plano de aula deve conter as seguintes etapas:

1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado;

2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto;

3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema;

4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho;

5 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas;

6 – A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula;

7 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc.

8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.

O docente não deve ir à sala de aula sem preparar um bom material, afeta a qualidade da aula, pois o improviso prejudica no que diz respeito aos materiais necessários para a aula, como fazer experiências concretas, trabalhos de pesquisas, um conhecimento prévio do assunto, dentre vários outros.

O importante é que o professor prepare suas aulas buscando os melhores objetivos para as mesmas, aqueles que irão tornar o conhecimento alcançável aos alunos, além de promover as principais noções de cidadania para os mesmos.

PLANO DE AULA –

ESCOLA: Centro Educacional Mundo Encantado - SÉRIE: 3º ano

PROFESSORA: Dione Pretes Moreira

DURAÇÃO DA AULA: 4h. - DATA: 01/09/2014 CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Educação Física.

CONTEÚDOS: Amarelinha das letras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com