TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde E Segurança Do Trabalho

Projeto de pesquisa: Saúde E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

DISCIPLINA: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

SUMARIO........................................................................................................................02

INTRODUÇÃO........................................................................................................................03

RELATÓRIO............................................................................................................................04

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................11

INTRODUÇÃO

Acidentes de trabalho é referentes a falta de prevenção aos erros ocorridos no trabalho, sendo este uma grande parcela ocorrida no universo dos acidentes, os quais são armazenados e estudados. Sabe-se que vários de trabalhadores acabam morrendo ou sendo mutilados todos os anos no Brasil e também em outras partes do mundo, em conseqüência de acidentes do trabalho cujos motivos são a insegurança das condições físicas do ambiente onde o trabalho é realizado.

Assim sendo, às várias formas de distorções em sua maneira de organização até os comportamentos impróprios dos trabalhadores, manifestados em erros comprometedores no desempenho de suas tarefas. A abrangência do comportamento dos trabalhadores unido aos aspectos causais de acidentes do trabalho, quando admissível, de maneira alguma constitui debitar aos trabalhadores acidentados a culpa pelos acidentes e, por conseguinte, pelos danos deles decorrentes, abrangendo a invalidez e até mesmo a óbito.

Se vive numa sociedade em mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade percebe que a saúde e segurança no trabalho são ativos importantes, envolvendo dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados, interferindo também na produtividade do mesmo.

RELATÓRIO

Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, as quais são aproveitadas para prevenir acidentes, extinguindo qualidades inseguras do ambiente de trabalho quer instruindo ou ajustando pessoas na implantação de práticas preventivas.

É de suma importância que a saúde e a segurança de cada colaborador precisam ser fator principal para as empresas. Segurança do Trabalho faz com que a empresa se estabeleça, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, aperfeiçoando as relações humanas no trabalho.

No Brasil, a segurança do Trabalho é determinada por normas e leis. A Legislação de Segurança do Trabalho é composta de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e do mesmo modo as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, aprovadas pelo Brasil.

Acidente de trabalho é tudo que ocorre no desempenho do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação operacional com capacidade de ocasionar morte, perda ou descimento constante ou temporária, da aptidão para o trabalho.

Os acidentes de trabalho acontecem quando o trabalhador está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho; o acidente que ocorre quando o trabalhador estiver em viagem a serviço da empresa o acidente que acontece no caminho entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa; a doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho; doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho.

De acordo com Montañes (2013) no Brasil, segundo a Previdência Social, há uma morte a cada três horas de jornada diária. A OIT assegura que isso representa 1,3 milhão de acidentes por ano com 2,5 mil mortes. Um absurdo! O alto grau de descumprimento das normas de proteção para os funcionários, ou seja, o relaxamento e a falta de punição coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de países com alto grau de acidentes de trabalho, atrás apenas de China.

Ainda a autora Montañes (2013) descreve que neste ano a OIT focou sua campanha na prevenção de doenças ocupacionais. Vale lembrar que essas doenças têm um efeito extremamente negativo para os trabalhadores, suas famílias, para a empresa, e, principalmente, a sociedade como um todo, afinal custos altíssimos são gerados.

Observa-se que de modo geral, as empresas não estão investindo como precisariam na prevenção de acidentes de trabalho, nem levando até aos seus funcionários a importância o uso dos equipamentos para a saúde.

Assim, entende-se que sem dúvida, o que se gasta com melhoria para aprimorar o ambiente de trabalho a recompensa é muito maior, pois ele estaria aperfeiçoando o local de trabalho e garantindo a saúde e segurança do trabalhador. Uma vez que sem essas qualidades pode ocorrer a perda de uma vida ou um funcionário afastado por motivo de doença. Por mais que se compense ou pague uma pensão, o dinheiro não substituirá, jamais, a pessoa que morreu ou teve sequelas por causa de um acidente.

Ressalta-se que o que o empreendedor deve fazer para evitar acidentes em sua pizzaria é investir na prevenção de acidentes. Pois, muitos empresários têm a idéia errônea que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança. Mas estão muito errados, pois os trabalhadores precisam trabalhar em um local segura onde possam desempenhar suas atividades som segurança. à empresa e trabalhando.

A Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (2004), diz que a mesma abrange:

I - assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;

II - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho;

III - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), da normatização, fiscalização e controle das condições de produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com