TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Scout de defesa de pênaltis

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]


SCOUT DE DEFESAS DE PÊNALTIS

Trabalho realizado através de pesquisa feita sobre alguns goleiros brasileiros, que além de bons goleiros, tem um alto índice de defesas em cobranças de pênaltis.

Foram pesquisadas 10 defesas de cobrança de pênaltis de 5 goleiros diferentes, são eles: Taffarel, Dida, Marcos, Rogério Ceni e Júlio César. E o trabalho consiste em numerar essas defesas onde os batedores costumam bater a maioria dos pênaltis e com isso saber em que área do gol ocorre o maior índice de defesas dos goleiros.

Subdividimos área do gol em 5, são eles: lado esquerdo rasteiro, lado esquerdo meia altura, lado direito rasteiro, lado esquerdo meia altura e o meio do gol. Logo após de subdividirmos essas áreas, começamos a pesquisar onde os goleiros faziam a maior parte de suas defesas de cobrança de pênaltis. Analisando 10 defesas de cada goleiro citado acima, fizemos um scout, utilizando a ferramenta do Excel para poder fazer o cálculo.

Foi feito uma tabela contendo os nomes dos goleiros, e as 5 áreas onde subdividimos o gol e o total de pênaltis defendidos por cada um, que no nosso caso utilizamos 10 defesas de cada goleiro. Com os dados já inseridos na tabela, começamos a fazer as somas para que pudéssemos saber qual área tem o maior índice de defesa. Para chegar até o resultado final, utilizamos a função “SOMA” do Excel, onde ele faz a somatória de um intervalo especifico e nos dá o valor final desse intervalo de células.

Usando essa função em todas as áreas do gol, conseguimos chegar a conclusão em qual área é efetuada a maioria das defesas de pênaltis, e com a ajuda de um gráfico, podemos identificar com mais clareza que a maioria das defesas de pênaltis foram efetuadas do lado direito meia altura, com 16 cobranças defendidas e logo em seguida as defesas efetuadas do lado esquerdo meia altura, com 15 cobranças defendias.

 Analisando brevemente esses dados, podemos concluir que a grande maioria das defesas são efetuadas a meia altura, e onde eles acabam defendendo menos pênalti seria no meio do gol, e que as cobranças de pênalti rasteiras acabam sendo mais difíceis de se defender.

Importante ressaltar que o Excel, software que usamos para elaborar os dados e fazer a somatória dos resultados é de suma importância para chegar a uma conclusão de uma pesquisa, como foi a nossa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com