TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Secretaria Do Futuro

Trabalho Escolar: Secretaria Do Futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Já foi o tempo em que a Secretária Executiva era considerada uma simples auxiliar de serviços para a empresa e empresários. Este conceito se transformou a partir do momento que ela se tornou essencial para o desenvolvimento das entidades e empresas. Ela contribui para a melhoria da qualidade e maior produtividade nas organizações. O perfil da Secretária mudou drasticamente nos últimos 15 anos. Ela tem outras competências e habilidades. Hoje é uma articuladora, uma pessoa que tem raciocínio crítico e analítico para auxiliar seu superior na gestão da empresa.

Administrar eficazmente o tempo, coordenar o trâmite de papéis, atender os clientes internos e externos com eficácia, manter atualizados os arquivos manuais e informatizados, gerenciar tarefas operacionais, aplicando as funções gerenciais; valorizar os princípios de um bom sistema de comunicação, resolver problemas inerentes ao seu trabalho, melhorando a produtividade e a qualidade dos serviços; obter uma visão geral da cultura da empresa, coletar dados e elaboras relatórios, redigir textos profissionais especializados, aplicar as técnicas secretariais, usar amplamente a informática e gerenciar eficazmente a transmissão e difusão de informações são atribuições do profissional de secretariado.

Hoje o perfil desse profissional deixa de ser como era antes, onde apenas anotava recados e ficava apenas atrás de uma mesa; mais tudo isso mudou diante das freqüentes mudanças e tendências que vêm ocorrendo no mundo dos negócios. Devido à globalização para atuar no mercado de trabalho, esse profissional além de assessorar, participa ativamente das organizações, tanto na gestão, quanto nas decisões organizacionais.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com relação à formação das Secretárias Executivas; a procura é por profissional com postura de gerente, gestora e assessora. A beleza pode ser importante, mas deixou de ser fundamental para as empresas que buscam assegurar a seu espaço no mundo dos negócios, com competitividade, segurança e qualidade.

O papel da Secretária requer hoje mais preparação. Além de falar um segundo idioma e ter noções de informática, ela precisa ter um bom relacionamento interpessoal e noções do negócio da empresa, o que inclui conhecer seu público - alvo e os parceiros estratégicos.

Em virtude das alterações advindas do cenário globalizado competitivo, onde a troca de experiências e conhecimentos ocorre em ritmo acelerado, cada vez mais a Secretária Executiva passa a exercer eficazmente suas habilidades gerenciais com o intuito de responder satisfatoriamente às exigências das organizações. Torna-se imprescindível que ela tenha uma visão estratégica de negócios para poder atuar em parceria com seu executivo e equipe, priorizando atividades, gerenciando informações, compreendendo os objetivos e metas a serem alcançados com a organização.

A nova Secretária Executiva possui habilidades gerencias fortemente definidas; comunicação assertiva, ênfase no relacionamento interpessoal, capacidade de lidar com conflitos, de trabalhar em equipe, de coordenar uma tarefa, de supervisionar seus subordinados, de resolver problemas, de tomar decisões e de melhorar a qualidade e produtividade do trabalho.

A secretária executiva atua hoje como multiprofissional, assumindo papéis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com