TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação De Mercado

Artigo: Segmentação De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

1.1 CONCEITO

A Segmentação de Mercado busca analisar e identificar clientes com necessidade e preferências.

Através desta ferramenta o mercado é divido em grupos que são separados pelas suas necessidades e preferências iguais ou semelhantes.

Com isso a empresa pode se aperfeiçoar e adaptar melhor suas políticas de marketing ao seu mercado alvo.

Exemplos de variáveis de segmentação:

• Variáveis demográficas: inclui a idade, sexo, raça, estado civil, dimensão da família, formação, ocupação, rendimento;

• Variáveis geográficas: inclui o país, região, urbano ou rural, clima;

• Variáveis psicográficas: representam os valores, crenças e atitudes (onde se incluem as preferências políticas, a religião, o status socioeconômico, a cultura, os passatempos;

• Variáveis comportamentais: inclui a lealdade à marca, taxa de utilização, aplicação dada ao bem, benefícios percebidos;

Segmentação de Mercado é uma poderosa arma estratégica que bem definida, pode ter resultados excelentes.

Primeiro segmenta-se o mercado, escolhe-se o publico alvo, os produtos e serviços que vão satisfazer os desejos dos clientes. Como se pode perceber, a segmentação, no conjunto, é à base de toda a estratégia de marketing.

A segmentação é estratégia que auxilia a empresa a penetrar em focos escolhidos, facilitando o acesso ao consumidor por intermédio do ajuste da oferta à demanda, e do produto ao mercado.

É importante observar que o conceito de segmentação tem relação direta com o mercado. Segmenta-se o mercado e não setores de atividades, produtos.

Ao decidir segmentar o mercado, a empresa dispõe de poucas variáveis que estão sob controle do administrador de marketing. Segundo Richers, a empresa deve enfocar suas opções de segmentação sob quatro ângulos distintos: o do setor, que é problema de concorrência; o dos segmentos, que é problema de oportunidade; o dos produtos, que é problema de adaptação; o de distribuição e comunicação, que é problema de escolha. Dessas quatro variáveis, somente as duas últimas se prestam à manipulação e devem, portanto, ser exploradas como as primeiras a ter-se em vista.

O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de marketing em determinados alvos, que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente, em decorrência de sua capacidade de satisfazer a demanda dos focos, de maneira mais adequada. Cada segmento deverá ser constituído por grupos de consumidores que apresentem o mínimo de diferenças entre si, do ponto de vista das características adotadas, e o máximo de diferenças em relação aos demais segmentos.•.

Por meio da segmentação de mercado, podem-se conhecer melhor as necessidades e desejos dos consumidores. Tal conhecimento se aprofunda, à medida que novas variáveis de segmentação são combinadas entre si, proporcionando conhecimento mais individual do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com