TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Pessoal

Exames: Segurança Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 8

1.1 Segurança Pessoal

Segurança pessoal ou vulgarmente conhecida como segurança vip, é o ato de se proteger um executivo, ou Vip (very important person) ou pessoa muito importante, seja em casa, no trabalho, lazer ou qualquer local que se faça necessário visando em primeiro lugar a integridade física do protegido, até com o sacrifício da própria vida, pois o agente de segurança tem a responsabilidade de proteger o executivo a qualquer custo. (Tarcísio Rocha Pereira)

O conceito de Segurança Pessoal é espacial: Acima, Abaixo e em todos os lados. Baseado no princípio de “defesa a fundo” do Principal. Controle, coordenação e flexibilidade de movimento dentro destes círculos de controle é essencial. A defesa procura utilizar-se de um sistema de identificação. O sistema pode usar reconhecimento pessoal, sinais ou aparelhos de comunicação, para alertar ou efetivar uma reação apropriada ante um atentado. (Ricardo Nakayama - SOTAI)

1.2 PROTEÇÃO

È a ação proporcionada ao VIP, de forma a impedir a observação direta, o fogo direto e o ataque surpresa de um oponente. É obtida graças à atuação do posicionamento dos Agentes de Segurança Pessoal (ASPs); nos flancos, na vanguarda e na retaguarda. (Diógenes Dantas Filho, 2002)

A meta do líder é proteger o principal de todos os perigos, isto inclui perigos causados por desígnio pessoal, acidente, ou negligência. A proteção absoluta é impossível, assim o objetivo do líder é minimizar as probabilidades de um ataque e suas chances de sucesso. O fator de impedimento oferecido pela presença de uma equipe de profissionais de segurança é inestimável. (Ricardo Nakayama - SOTAI)

Saber qual o nível de risco que o executivo oferece é necessário para que a segurança atinja o nível desejado. O ato de usar técnicas e táticas para se antecipar, e inibir possíveis agressores que venham a ameaçar a vida do protegido, a qualquer custo.

Formação de proteção de executivo três (AS)

1° AS- Chefe da equipe: responsável por combater a ameaça de qualquer lado que venha.

2° AS- Mosca: responsável por retirar o executivo da situação de risco para o lado contrário da ameaça. Sendo que só deve sacar a arma em último caso, ou em falha do chefe de equipe.

3° AS- Responsável por dar cobertura e auxiliar o chefe da equipe a combater a ameaça, sendo que deve cobrir o lado direito do executivo, contra as ameaças. Quando sobre fogo inimigo deve estar com o ombro colado como chefe dando cobertura à saída do executivo.

Formação de proteção de quatro

4º AS- Responsável por cobrir o lado esquerdo do executivo, combatendo as ameaças. Sendo que em caso de fogo à retaguarda deve avisar em alto tom “ataque à retaguarda” e chamar reforço do chefe e 3º AS, tendo uma reação imediata e eliminando a ameaça, enquanto o executivo se afasta.

Formação de proteção de cinco

5ª AS- Também conhecida como formação em “S” por causa da disposição dos agentes. É mundialmente empregada na segurança como uma das mais compactas e eficientes formas de se conduzir um dignitário a pé. Sendo que praticamente todos os ângulos de ataque poderão ser cobertos por qualquer dos agentes de segurança.

1.3 VIGILÂNCIA

É a ação que permite dar o alerta oportuno de um perigo; normalmente, realiza-se mediante a observação discreta e sem manifestação de força. (Diógenes Dantas Filho, 2002)

Pelo que entendemos a vigilância do executivo dado como exemplo, na segurança pessoal seria seguir as séries de procedimentos que tem ações preventivas como atenção quando transportar o protegido em veículos redobrar a atenção em locais públicos, seguir um protocolo como o citado acima.

3.0 ROTINAS PROFISSIONAIS E PESSOAIS (EXECUTIVOS E FAMILIARES)

Se um indivíduo mora e trabalha em um ambiente onde existe uma possibilidade dele ou de que sua família possa ser alvo de um ataque criminoso ou terrorista, então certos princípios e procedimentos devem ser tomados. Se estas regras de bom senso fizerem com que o criminoso ou terrorista procure outro alvo ou que a vítima em potencial perceba que um ataque é iminente e se precaver, estas regras então deverão ser empregadas.

A vida dessa pessoa é sempre muita agitada, participando de vários eventos. Assim, deve ser levado em consideração o objetivo de seus deslocamentos, para que sua segurança possa ser mais bem promovida. Os deslocamentos são classificados em rotineiros, especiais ou inopinados.

Os rotineiros são os deslocamentos que ocorrem com maior freqüência, fazendo parte da rotina de vida da autoridade. Neste tipo de deslocamento devem-se utilizar medidas de segurança, como trocar os horários de deslocamento, trocar o carro da autoridade e alterar o itinerário durante a semana, fazendo com que o seu trajeto seja diversificado.

As pessoas que necessitam de um bom esquema de proteção pessoal são governadores, Políticos, Realeza, Industriais, Empresários, Oficiais Superiores do Exército Brasileiro, Artistas, Músicos,Escritores, membros das Famílias dos citados acima pessoas do programa de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas.

3.1 SEGURANÇA DE EXECUTIVOS E FAMILIARES

Uma pessoa que possui e/ou exerce um cargo elevado, ou ainda, que tem alta graduação honorífica acaba ficando em evidência na sociedade, o que pode gerar tentativas de violência contra a sua integridade física, desta forma, tornam-se alvos de atentados por diversos motivos. Dentre eles podemos citar os ideológicos, que são uma discordância por parte do agressor contra a ideologia defendida pela autoridade, ou pelo segmento que o mesmo representa; os econômicos que são provocados por eventuais prejuízos causados pelos dignitários e, por fim, os pessoais que fazem parte de um quadro onde estão em evidência os impulsos emocionais causados pela pessoa do dignitário, como por exemplo, ciúmes, ódio ou vingança. Nesse caso, tais motivos são de cunho pessoal.

Não há escapatória, pessoas com esses perfis necessitam de segurança e proteção, para que seja garantida sua integridade física. Nesse contexto, torna-se necessária a adoção de medidas de segurança e proteção pelas equipes que trabalham tendo como missão salvaguardar a autoridade. As medidas de segurança envolvem ações de prevenção num sentido mais amplo, envolvendo todos os serviços desde o planejamento de um evento ou deslocamento até a sua execução,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com