TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE RISCOS NOS LOCAIS DE TRABALHO: PREVINIR PARA EVITAR

Por:   •  9/6/2017  •  Resenha  •  7.977 Palavras (32 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 32

SAÚDE DO TRABALHADOR

ANÁLISE DE RISCOS NOS LOCAIS DE TRABALHO: PREVINIR PARA EVITAR

LAURO DE FREITAS, MAIO DE 2016 

O foco do nosso trabalho é análise de riscos nos locais de trabalho e sua prevenção, ou seja, os riscos devem ser eliminados sempre que possível. A palavra risco tem a ver com a possibilidade de perda ou dano, ou como sinônimo de perigo. Os riscos podem estar presentes na forma de substâncias químicas, agentes físicos e mecânicos, agentes biológicos e inadequação ergonômica dos postos de trabalho.

Vamos falar de algumas profissões exemplos de riscos acossiados as mesmas:

Soldador

Vários são os riscos que podem existir dentro do processo de soldagem para a saúde do soldador. Dentre eles podemos citar os fatores químicos que é a exposição do soldador a metais, como, ferro, manganês, alumínio, cromo, chumbo, níquel, elementos radioativos, óxido de manganês, fluoreto de hidrogênio, óxido de nitrogênio, dentre esses podemos citar também a exposição a alta temperatura, vibração e ruídos.

Outro fator relevante é o físico que é a exposição do soldador aos raios ultravioletas e infravermelho que é formado pelo raio do arco sob alta temperatura.

Devemos levar em consideração que além dos fatores citados acima as posturas inadequadas do soldador assim como o uso inadequado do material individual de EPI trazem riscos para a sua saúde e a segurança do soldador. Visando algumas medidas corretivas e protetivas para garantir a saúde do soldador eles devem executar sua tarefa numa posição plana que é a mais utilizada sendo que na figura o soldador segura o material a ser soldado com uma das mãos enquanto o mesmo deveria estar sobre uma posição adequada e uma superfície plana.

Executa sua tarefa próximo de uma fonte de energia e calor ligada a uma rede elétrica o que pode ocasionar o surgimento de um incêndio.

Observamos também que não foi visualizado nenhum extintor de incêndio ou linha de mangueiras com água até o esguicho.

O soldador deve usar: óculos protetores adequados, máscara protetora, máscara nasobucal, luvas, vestuário protetor e sapatos isoladores.

Mecânico de automóveis

O mecânico ele está exposto aos riscos químicos que são contato com inseticidas, óleos e graxas impregnados nas maquinas que podem vir a respinga nos olhos e na pele causando irritações e intoxicação por inalar esses produtos.

Ergonômico que está ligado à sua postura de trabalho deslocamento de peso entre outros.

Físico: exposição a umidade o que pode causar gripes, resfriados e fadiga.

Esse profissional está exposto a explosão por trabalhar com matérias inflamáveis como gasolina, querosene e outros.

Fizemos algumas recomendações para garantir a saúde do mecânico no seu local de trabalho visto que o mesmo se encontra totalmente desprotegido:

Usar creme protetor de pele ou Luva; usar aventais impermeáveis quando contato for intenso; óculos ampla visão e protetor respiratório; utilizar banqueta ergonômica para trabalho sentado, quando possível; utilizar botina de segurança para proteção dos pés; armazenar de forma adequada os líquidos inflamáveis rotulando os mesmo em solúveis e inflamáveis e manter um extintor de incêndio no local; uso do protetor auricular assim como outros profissionais o mecânico também está exposto a ruído.

Trabalhador portuário

Existem normas e regras que devem ser seguidas para garantir a segurança e saúde do trabalhador portuário independente do mesmo está a bordo ou em terra. Vamos citar as mais relevantes:

Nas operações de atracação, desatracação e manobras de embarcações, devem ser adotadas medidas de prevenção de acidentes, com cuidados especiais aos riscos de prensagem, batidas contra e esforços excessivos dos trabalhadores.

Todos os trabalhadores envolvidos nessas operações devem fazer uso de capacete, botas e coletes salva-vidas aprovados pela Diretoria de Portos e Costas.

OS acessos às embarcações rampas escadas devem ser mantidas em bom estado de conservação, sendo preservadas as características das superfícies antiderrapantes, e as mesmas devem conter proteção contra quedas de corpos.

Somente pode operar máquinas e equipamentos o trabalhador habilitado e devidamente identificado.

Os equipamentos quando não utilizados devem ser desligados e fixados em posição que não ofereça riscos aos trabalhadores.

Não é permitido a circulação ou permanência de pessoas no setor operacional das máquinas.

As embalagens de produtos perigosos devem ser movimentadas com equipamento adequado e as mesmas devem conter informações.

A movimentação da área de carga deve ser necessariamente orientada por sinaleiro devidamente habilitado.

Trabalhador têxtil

Alguns dos riscos encontrados no ambiente de trabalho têxtil estão relacionados aos equipamentos como: máquinas que se encontram com fiação elétrica inadequada, com trabalhadores que não alcançavam os pés no chão para desempenhar suas funções e a maioria deles trabalham em pé. O ruído é constante e alguns trabalhadores não usam protetores de ouvidos ou o protetor não é adequado. O ambiente na maioria das vezes oferece risco de incêndio pela existência de matérias combustível, ou o ambiente não está sinalizado de forma adequada.

O trabalhador têxtil está exposto aos riscos físicos e ambientais: temperatura elevada, iluminação precária, ruídos excessivos, umidade e ventilação artificial. Os riscos químicos: poeiras, pós, gases, vapores e fumaças provenientes de máquinas ou de produtos químicos que afetam os pulmões e causam problemas respiratório. Podemos citar problemas referentes à ergonomia, tais como: esforços físicos repetitivos, levantamento e transporte de materiais, posição viciosa e inadequada, que podem causar estresse ou tensão emocional, monotonia, ritmos excessivos e ansiedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com