TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semi Solidos

Artigo: Semi Solidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 2

São utilizadas em medicamentos e cosméticos. Geralmente são soluções associadas a gases. Antigamente o gás mais utilizado era o CFC (clorofluorcarbono), pois ele não é inflamável, em contrapartida causam grande estrago para a natureza (uma pequena quantidade dele no ar é capaz destruir grande parte da camada de ozônio). Foi substituído atualmente pelos hidrocarbonetos (n-butano, propano, iso-butano), que são inflamáveis, mas pouco tóxicos e mais baratos. É importante alertar que as embalagens não devem ser descartadas fora do lixo, e não podem ser reutilizadas e abertas. São formas farmacêuticas destinadas à inserção em orifícios corporais (esp. no ânus, na vagina ou na uretra) nos quais amolecem, se dissolvem e exercem efeitos sistêmicos ou localizados. Assim, os supositórios destinam-se, tanto em termos lingüísticos quanto terapêuticos, a serem colocados “sob” o corpo, como no reto, sendo geralmente administrados neste local,liberando a substância química. Pode ser para ação sistêmica devendo ser aplicado mais profundamente possível, ou local não sendo necessário aplicação profunda. Para ação local são utilizados em casos de dor, constipação, irritação, coceira e inflamação. Para ação sistêmica são utilizados em casos de pacientes com vômitos e que não engolem o medicamento, ou mesmo para cortar o vômito, e para medicamentos que se degradam no líquido ácido do estômago.

Tipos:

ÓVULOS

Um tipo de supositório de uso vaginal. São preparações farmacêuticas sólidas, como formato adequado, para a aplicação vaginal; devendo dispersar ou fundir à temperatura do organismo.

VELAS

Um tipo de supositório de uso uretral. Trata-se de uma cápsula de medicamento que, ao ser inserida na uretra, aumenta o fluxo sanguíneo.

Supositório retal:São preparações farmacêuticas sólidas com formato adequado para introdução no reto, devendo fundir à temperatura do organismo ou dispersar em meio aquoso.

Têm uma consistência do tipo da gelatina (aparência "trémula"). São constituídos por polímeros. Espalham-se perfeitamente pela pele e ajudam o fármaco a penetrar (os fármacos em gel quando absorvidos, são-no rapidamente; nos cremes e nas pomadas são-nos de modo mais lento porque o óleo/gordura constituem um depósito a partir do qual o fármaco se vai libertando com maior dificuldade para penetrar na pele).Todavia, há geles para outras vias de administração (oral, bucal, ocular, nasal, rectal,vaginal, etc.)

Tipos:

Oléo gel: são aqueles cujos são constituídos por parafina liquida,por oléo gordos gelificados pelo óxido de silícone ou por sabões

Hidrogel: são aqueles excepientes são habitualmente a água a glicerina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com