TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semiótica

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 6

Imagens do design, imagens de arte.

Selecionar e organizar as imagens em Religiosas, históricas, políticas, publicitárias e artísticas.

Escolher um exemplo de imagens e dizer se a função estética é de 1ª ou 2ª importância e por que?

Descrever se é simética ou assimétria, existem formas geométricas ou orgânicas? Como é o padrão cromático?

1 imagem - Las Mademoiselles Davignon (Pablo Picasso)

Esta imagem é basicamente artística, apesar que com o passar dos anos acabou por ter como segunda função a de histórica. A função estética é de segunda importância pois é uma pintura concebida não apenas para ser bela, mas para expressar os sentimentos do autor. Com um padrão assimétrico dominante, possui algumas formas orgânicas, mas não são dominantes. Já o padrão cromático é simpes e de fácil assimilação, com seus tons de bege imitando a pele humana,  alguns tons de azul esverdeado para o fundo e preto para cabelos e olhos deixa assim a pintura marcante.

2 imagem - Poster do filme Moulin Rouge

É uma imagem publicitária para divulgar o filme Moulin Rouge, neste caso a função estética tem primeira importância, pois é preciso chamar a atenção, seduzir o espectador e convencê-lo a assistir o filme. Seu padrão é simétricoe tem tanto formas geométricas quanto orgânicas que estão em evidência. Já o padrão cromático não poderia ser mais simples e ao mesmo tempo chamativo com preto, vermelho e o texto em dourado (imitando as luzes do cabaret), reforçando assim a ideia de luxo, glamour e paixão que o filme deveria passar.

3 imagem - Solidariedade Latino Americana

Imagem politica, mostra um general ou chefe de estado com um grande x em vermelho por cima, aqui podemos notar a insatisfação politica do autor desta imagem, onde o chapéu do homem forma o mapa da américa latina. Acaba tendo também um carater informativo ou publicitário, pois tenta persuadir os "leitores" de alguma informação. A função estética não é muito explorada pois este não é o foco. Seu padrão cromático fica apenas em preto, branco e vermelho, assim o vermelho sobre o personagem em preto fica ainda mais chamativo. Suas formas são quase em sua totalidade orgânicas.

4 imagem - Tolouse Lautrec - Jane Avril 1889

Publicitária, nesta pintura podemos ver uma das dançarinas do Moulin Rouge estrelando um poster criado por Lautrec para a reabertura da casa em 1889, notamos neste poster as formas orgânicas fazendo alusão à própria dança, a sensualidade da dançarina. A função estética é de primeira importância por se tratar da concepção de um anúncio que deveria persuadir aos homens parisienses a irem ao Mollin Rouge. O padrão cromático é equilibrado, onde o vermelho chama a atenção mas logo nos deparamos com o preto que é neutro, mas que a sua neutralidade é quebrada pela cobra em tons degradê que envolve o corpo da dançarina. Este animal lembra a sensualidade, e é um icone ambiguo com o pecado e toda a história que foi destinada á ela. As formas orgânicas dominam o anúncio, que iniciou como um poster e teve sua função alterada para artística ao longo dos anos pela considerada genialidade de Tolouse Lautrec.

5 imagem - Eckout - Mameluca

Imagem de carater informativo, pois remota da época do descobrimento do Brasil e era desta forma que as informações chegavam à Portugal, os costumes, as vestimentas, enfim tudo que se fazia aqui era reportado desta forma. Devido a beleza das obras elas se tornaram verdadeiras obras de arte. Apesar de bla, a função estética é de 2º importância, já que a ideia original era apenas informativa. Notamos na pintura um padrão assimétrico porém com diversas formas orgânicas, levando em consideração o fundo que seria ao ar livre na natureza, as cores dominantes ficam por conta do verde e do vestido branco da mulher. Notamos também alguns contrastes delicados nas flores e nos cajús que estão na árvore.

6 imagem - Andy Wahrol - Marylin 1967

Imagem tanto artística quanto política, se enquadra nas duas modalidades já que surgiu da Pop Art, um movimento artístico que fazia sua arte com grandes críticas à sociedade consumista. Hoje com o passar dos anos também pode ser considerada uma imagem histórica, devido à importância deste para a história do design. A função estética é de 2º importância pois tem o protesto contido na obra, mesmo assim é famosa no mundo inteiro como uma imagem artística. O padrão cromático é chamativo, com cores fortes que nos remetem á cultura popular, já suas formas são orgânicas e simétrica.

7 imagem - Nossa Senhora

Imagem puramente religiosa, onde podemos ver uma santa sentada em um trono sendo coroada pelos anjos e envolta por nuvens e luz. A função estética é de primeira importância pois todos temos a ideia de que tudo que é relativoa Deus e as divindades deve ser algo belo, sem qualquer deformidade ou assimetria, por este motivo notamos a beleza de Maria e seus anjos. Assim como a delicadeza de toda a imagem, tudo foi pensado para a estética. O único elemento fora de contexto, a cobra, está devidamente retirada do ambiente "casto". Como dito anteriormente a imagem é simétrica para nos evocar ao divino. As formas são em sua maioria orgânicas, tendo algumas geométricas. O padrão cromáticoé delicado, variando do azul bebÊ ao branco e em alguns casos o rosado, mas tudo sempre em tons pastéis, lembrando a ideia de que tudo que contém luz seria algo divino.

8 imagem - anuncio da coca cola

esta imagem é um caso de imagem publicitária que com o tempo ganhou ares de imagem histórica já que a marca segue sua história de sucesso até os dias atuais. Função estética é a primeira importância já que o anúncio deve informar sobre o produto mas mais do que isso deve persuadir o consumidor que o produto proposto é melhor que os demais. A propaganda é simétrica com várias formas geométricas, como o circulo que praticamente enquadra a mulher. O padrão cromático é o mesmo do produto, dando a ideia da própria embalagem e produto, preto com o rótulo vermelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com