TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensores

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Matéria prima
        

        Os ovos provenientes de granja própria ou de terceiros, com no máximo 5 dias de postura, são lavados antes da quebra, de modo a evitar a contaminação do ovo líquido pelos microrganismos presentes na casca do ovo. A lavagem é feita em máquinas adequadas com água clorada.

Ovoscopia


        
Após a lavagem, os ovos são selecionados na ovoscopia, que consiste na verificação da qualidade da parte interna dos ovos através da passagem de luz. Na ovoscopia retiram-se os ovos sujos, trincados, com mancha de sangue e ovos estragados (deteriorados). Apesar dos ovos serem frescos e a maioria serem provenientes de granja própria, a ovoscopia é importante, pois é mais um processo de segurança de qualidade. Após a ovoscopia, os ovos são lavados com solução clorada.

São utilizados controladores e sensores de temperatura para o controle de lavagem dos ovos.

Quebra e separação


        
Os ovos são quebrados em ambiente separado da sala de lavagem e seleção, através de máquinas automáticas que separam a gema da clara. Nas máquinas, há inspeção em praticamente 100 % dos ovos, feita pelos operadores.

Alimentador

São utilizados sensores capacitivos para controlar o sincronismo da esteira e alimentador.

Esteira

São utilizados sensores capacitivos e encoder para o sincronismo com todas as esteiras do processo.

Máquina de quebra

São utilizados sensores capacitivos, inversor de frequência e PLC, para controlar a velocidade da máquina e ao mesmo tempo a velocidade das esteiras de alimentação do processo.

                                        

Filtragem

        Após a quebra e separação, os ovos são filtrados para a remoção das calazas ou chalazas, membranas e pedaços de casca.

São utilizados sensores de pressão, vazão, para acionamento das bombas e sensores de posição para funcionamento e limpeza automática dos filtros.  

Resfriamento


        Após a filtragem, o ovo é resfriado em trocadores de calor de placas.

São utilizadas válvulas moduladoras, para controle de vazão de ovo e monoetileno glicol; e sensores de temperatura para monitorar o sistema.

Tanque de mistura


        
Nessa fase do processo ocorre a padronização dos produtos através de análise laboratorial. As porcentagens de sólidos são ajustadas de acordo com especificação do cliente.

São utilizados temporizadores para acionamento dos agitadores do tanque.

Pasteurização


        Para assegurarmos a qualidade do ovo líquido, após a remoção da casca, devemos submetê-lo ao processo de pasteurização. Esse processo tem início logo após a padronização. Entende-se por pasteurização o emprego conveniente de calor cuja finalidade é destruir ou reduzir a níveis aceitáveis os micro-organismos, patogênicos ou não, sem alteração sensível da constituição física do ovo ou partes dele. A eficiência da pasteurização depende, antes de tudo, da qualidade da matéria-prima utilizada. A pasteurização dos ovos é feita em trocador de calor de placas, sendo similar ao empregado no processo de pasteurização de leite, diferindo apenas na temperatura e no tempo de retenções empregadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com