TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequencia Didatica

Casos: Sequencia Didatica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Trabalhar com Sequências Didáticas é como elaborar projetos e atividades sequenciadas geralmente baseadas em textos, porém, há amplos espaços em diferentes áreas do conhecimento.

O universo da leitura é muito rico e encantador e o professor é mediador e o iniciador neste mundo maravilhoso. Perceber que dentro dele podemos encontrar rimas, métricas, versos, cantigas, estrofes, combinações que facilitam o conhecimento, com definições de palavras através de sons e imagens.

As Sequências Didáticas contribuem para a criança ter uma melhor compreensão das palavras e quando bem elaborada torna-se interessante, prazerosa e motivadora. Sendo elaborada com musicas, poesias e contos ela estimula a prática de leitura, promovendo a aproximação do aluno com o texto encantador proferido, favorecendo assim o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e imaginação através de seu conteúdo explorado.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1

Educação Infantil (Alunos não alfabetizados)

Fase de exploração e descobrimentos, ideal se trabalhar com fabulas e contos que chamam atenção das crianças.

A CIGARRA E A FORMIGA

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Até que um dia, esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:

--- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!

--- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.

Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.

Um belo dia passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha e a aconselhou:

--- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!

A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga. Mas, no dia seguinte, apareceu à rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.

A rainha das formigas falou então para a cigarra:

--- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.

A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:

--- Hum! O inverno ainda está longe.

Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.

Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.

Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente à cigarra quase morta de frio. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa. Só que bem naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra:

--- No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.

Para cigarra e para formiga, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA ANTES DA LEITURA

• Pensar em um espaço acolhedor para as crianças que pode ser na em um canto da própria sala, num tapete, ou embaixo de uma árvore. Organizá-los de forma que todos possam visualizar o professor.

• È importante cuidar também para que esses momentos não sofram interrupções (Ex: deixar avisado na porta da sala que é hora da leitura)

• Mostrar o livro, falar da história que será lida e porque a escolheu, citar o nome de quem escreveu/ ilustrou, explorar a capa e o título (ou até mesmo as imagens), ler na contra capa o resumo /sinopse do livro para que as crianças possam antecipar ideias sobre a história que será lida.

• Disponibilizar o livro para que o toquem, folheiem, ou até mesmo recontem a história.

DURANTE A LEITURA

• Perante a narração, muita atenção em assumir um papel ativo na leitura;

• O ideal e fazer as crianças participarem, podendo fazer com que se envolvam na história como personagens;

• Procurar idealizar um pequeno cenário com encenações feitas com as mãos ou objetos, tornando a leitura interessante e curiosa aos olhos e ouvidos dos alunos;

• Se expressar claramente usando palavras simples para que os alunos possam compreender.

• Ler com entonação, ritmo e emoção;

• Cuidar para que todos os alunos possam ouvir;

• Usar a estratégia de antecipação, as crianças comentam partes da história durante a leitura;

• É importante você ler os livros para os alunos sempre mostrando as ilustrações para eles e quando você já conhece a história essa atividade é muito fácil e prazerosa;

• Sente-se sempre na mesma altura que as crianças (se as crianças estão sentadas no tapete ou no chão, você também deve sentar junto com elas e nunca em uma cadeira);

DEPOIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com