TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequencias Didaticas

Trabalho Escolar: Sequencias Didaticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  5.315 Palavras (22 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo analisar como as sequências didáticas contribuem para o ensino da Educaçao na Classes de_______________ ensino A partir dos referenciais teórico-metodológicos, propostos por Freire, Cury, Fonseca, Zabala e Méheut, empreendeu-se a investigação. A pesquisa envolveu duas turmas de 45 alunos, sendo elaboradas e aplicadas sequências didáticas, denominadas: como é feito O estudo da educaçao Moral hoje; e a Moral . A análise qualitativa da aplicação das sequências, etapa por etapa, permitiu validar e avaliar as contribuições destas para o ensino de da Moral. Concluiu-se que a autonomia dos alunos, durante a aplicação das sequências, foi um fator que contribuiu de modo positivo para a construção dos conteúdos Morais. Isso deve-se a dois fatores que foram determinantes: o primeiro, foi o fato dos temas utilizados nas sequências didática serem do cotidiano dos alunos, o que fez com que as perguntas, as contribuições surgissem espontaneamente e que os alunos atribuíssem sentido à aprendizagem dos conteúdos matemáticos; o segundo fator foi devido às sequências didáticas terem sido elaboradas etapa por etapa, de maneira articulada, o que possibilitou ao aluno a percepção da sua aprendizagem.

Com este tema, pretende propor alguns critérios que contribuam para articular uma prática reflexiva e coerente sobre a prática educativa, como também oferecer elementos que possibilitem a análise e até modificações dessas condições.

Sua intenção não é dissertar sobre técnicas de ensinar, mas em última análise parte do pressuposto que os docentes, independentemente do nível em que trabalhem, são profissionais, que devem diagnosticar o contexto de trabalho, tomar decisões, atuar e avaliar a pertinência das atuações, a fim de reconduzi-las no sentido adequado. Um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu ofício e como qualquer outro profissional, qualquer educador, para melhorar sua prática educativa, se entendemos que a melhora de qualquer das atuações humanas passa pelo conhecimento e pelo controle das variáveis que intervêm nelas; o fato de que os processos de ensino aprendizagem sejam extremamente complexos certamente mais complexos do que qualquer outra profissão não impede, mas sim torna mais necessário, que professores disponham e utilizem referenciais que ajudem a interpretar o que acontece em aula. Se o professor tiver conhecimento desse tipo, o utilizará previamente ao planejar, no próprio processo educativo e, posteriormente, ao realizar uma avaliação do que aconteceu.

Planejamento e Avaliação

O planejamento e a avaliação dos processos educacionais são uma parte inseparável da atuação docente, já que o que acontece nas aulas, a própria intervenção pedagógica, nunca pode ser entendida sem uma análise que leve em conta as intenções, as previsões, as expectativas e a avaliação dos resultados.

De todas as variáveis que incidem sobre os processos de ensino aprendizagem, se denomina atividade ou tarefa as seguintes: exposição, debate, leitura, pesquisa, exercício, estudo. Elas são unidades básicas do processo de ensino aprendizagem, cujas variáveis determinam relações interativas professor/alunos e alunos/alunos.

A maneira de configurar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam as características diferenciais da prática educativa. Do modelo mais tradicional de “aula magistral” com a sequência, exposição, estudos sobre apontamentos ou manual, prova, qualificação até o método de "projetos de trabalho global" (escolha do tema, planejamento, pesquisa e processamento da informação, índice, dossiê de síntese, avaliação), podemos ver que todos têm como elementos identificadores as atividades que os compõem, mas que adquirem personalidade diferencial segundo o modo como se organizam e articulam em sequências ordenadas, que são em última análise, um conjunto de atividades ordenadas, estruturas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos.

Sequencias didáticas

Sequência didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.

O trabalho com sequências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).Os termos unidade didática, unidade de programação ou unidade de intervenção pedagógica passarão a ser usados para se referir às sequências de atividades estruturadas para realização de certos objetivos educacionais.

A FUNCÃO SOCIAL DO ENSINO E A CONCEPCÃO SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS DE ANÁLISE

Até hoje, o papel atribuído ao ensino tem priorizado as capacidades cognitivas, mas nem todas, e sim aquelas que se têm considerado mais relevantes e que, correspondem à aprendizagem das disciplinas ou matérias tradicionais. Na atualidade, se entendermos que a escola deve se preocupar com a formação integral, seu equilíbrio pessoal, suas relações interpessoais, sua inserção social, consideraremos, então, também que a escola deverá se ocupar das demais capacidades.

Mas, de qualquer forma, ter um conhecimento rigoroso da tarefa do educador implica também saber identificar os fatores que incidem sobre o crescimento dos alunos. O segundo passo consistirá em aceitar ou não o papel que podemos ter neste crescimento e avaliar se a nossa intervenção é coerente com a ideia que temos da função da escola e, portanto, da nossa função social como educadores.

O que fazemos em aula, por menor que seja, incide em maior ou menor grau na formação dos alunos.

Os conteúdos de aprendizagem: instrumentos de explicitação das intenções educativas

Os conteúdos de aprendizagem não se reduzem unicamente às contribuições das disciplinas ou matérias tradicionais. Serão conteúdos de aprendizagem todos aqueles que possibilitem o desenvolvimento das capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social.

Das diferentes formas de classificar a diversidade de conteúdos, COLL (1986) agrupa os conteúdos em conceituais, procedimentais ou atitudinais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com