TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequência Didática

Pesquisas Acadêmicas: Sequência Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

UNOESC - XANXERÊ

CAMILA TORTELLI

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

XANXERÊ

2014

DIDÁTICA – “A ARTE DE ENSINAR”

Camila Tortelli

Resumo:

O presente estudo tem como objetivo a investigação do uso e entendimento da sequência didática pelos educadores, bem como sua organização, aplicação e resultados positivos em sala de aula.

Palavras chave: Educação – sequência didática

De acordo com a estruturação do trabalho pedagógico do professor, sabe-se que para um trabalho exitoso, o profissional precisa contar com uma organização física do espaço, de uma gestão escolar, do currículo bem estruturado, mas acima de tudo o professor deve ser um profissional organizado, possuindo um amplo conhecimento de conteúdos, e também de como deve ser feito seu trabalho, como repassar o conhecimento para os educandos, pois de nada adianta conhecimentos vastos em diversas áreas, se possuímos deficiência na hora de repassa-lo. Um elemento fundamental para uma aula bem administrada é a sua organização, ou seja, a sequencia didática, de acordo com LIBÂNEO (1990)

A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. [...] trata da teoria geral do ensino (p. 26).

As sequencias didáticas são atividades ligadas entre si, planejadas para trabalhar um determinado conteúdo, exige uma organização em etapas, visando os objetivos que o professor deseja atingir, na sequencia didática estão envolvidas atividades para alcançar aprendizagem e também a avaliação do aluno. A sequencia didática, é importante para a organização não só do conteúdo por parte do professor, mas para o aluno, também se torna uma possibilidade para sua aprendizagem, pois ele vê e entende o conteúdo em uma sequencia, quando o professor proporciona uma atividade, ela deve ser amplamente discutida e explorada com os alunos, de nada adianta distribuirmos, por exemplo, atividades lúdicas para o aluno sem nem um objetivo, sem pauta em nem um conteúdo que venha sendo trabalhado. Isso pode acarretar em resultados negativos para a pratica de aprendizagem do aluno. Mediante esses fatores, realizei atividades de observação, e entrevista com uma professora formada em Pedagogia e pós-graduada em educação infantil em um Centro de Educação Infantil Municipal (CMEI) com vistas em que a organização de uma aula, é de suma importância para um processo de ensino aprendizagem exitoso. Primeiramente perguntei como ela caracteriza a sequencia didática? Prontamente ela me disse: “A sequencia didática é minha organização como professora, é como eu transformo os objetivos do meu trabalho em situações concretas, tentando atender a todos, fazendo que meus alunos possam aprender a maior parte possível do conteúdo”. Concordo com sua colocação e ainda friso que a didática serve para assegurar o fazer pedagógico nas escolas, transformar Objetivos em conteúdos de ensino. No momento da observação também foi possível observar isso, pois de acordo com o conteúdo que a prof estava trabalhando, existiam cartazes na parede referentes ao mesmo conteúdo. Indaguei a professora se o seu trabalho é pautado em projetos? E se ela considera importante isso? Respondeu-me que “Sim, meus trabalhos são todos em forma de projetos, isso além de importante se torna prático para mim, pois com um único tema (projeto) posso trabalhar todas as linguagens que envolvem a educação infantil, esse ano contamos com um sistema de apostilas em nosso sistema de ensino, mas mesmo assim é possível a conciliação com projetos”. Teve acesso ao caderno de planejamento da prof. e visivelmente estava organizado em projetos, lá tinha todas as tarefas do dia organizadas sequencialmente. Segundo Machado (2000 p.05) o projeto é “Como esboço, desenho, guia de imaginação ou semente da ação, um projeto significa sempre uma antecipação, uma referência ao futuro.” Logo perguntei Como ela costuma fazer o planejamento de suas aulas? Elas são pautadas em que? E os assuntos da atualidade, como são trabalhados? Ela me responde: “Faço meu planejamento pautado nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com