TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serra Pelada

Ensaios: Serra Pelada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABA-MT

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Ciências Sociais

Professora: Carlos Benjoino (Bidu)

Período: 2º Semestre

Alunos: Cleozinete Nunes da Cruz – RA: 6275277642

Cuiabá-MT

Novembro/2013

Terra de Ninguém

O filme Serra Pelada conta a história de dois amigos, Joaquim e Juliano. Joaquim, um professor que ao ser demitido do seu trabalho, decidiu largar a esposa grávida e foi com seu amigo Juliano para o maior garimpo do mundo, Serra Pelada. Uma terra de ninguém.

Os dois amigos, assim como milhares de outros, partiram em busca do sonho do ouro. Mas esqueceram de que a obsessão pela riqueza e poder destrói o homem, são envolvidos pela ganância e faz com que ele perca seu valor.

Podemos notar que não existem diferenças e classe social para estar ali, eram todos iguais e com o mesmo objetivo. Eram eles médicos, advogados, contadores, pedreiros, enfim profissionais de diversas áreas em busca do sonho do ouro. No filme são destacados os aspectos econômicos, sociais e políticos da época.

Serra Pelada é uma história única no Brasil e no mundo. Cem mil homens transformando com trabalho braçal uma montanha de 150 metros de profundidade, cercados de misérias, luxúrias, disputas, sonhos e lendas. Era a ingenuidade e a sagacidade andando lado a lado, ou seja, um formigueiro humano em busca de sonhos e ilusões.

Comparando com o nosso dia a dia, podemos dizer que também vivemos em um grande garimpo, onde almejamos uma vida melhor, onde corremos em busca da realização de nossos sonhos, da melhor profissão, do melhor emprego, onde também encontramos pessoas que são capazes de qualquer coisa para alcançar seus objetivos.

Além de retratar um momento histórico de nosso país, o filme mostrou o comportamento humano frente à possibilidade de riquezas ou na mudança radical da situação financeira. Até onde vai a ganância? Até onde conseguimos manter nossos princípios frente as nossas realidades? Devo confessar que é uma questão bastante preocupante em nossa trajetória.

Tudo o que vimos em Serra Pelada, acontece em outras realidades, onde a ganância transforma pessoas em soldados do Poder. Pessoas que pensam que estão em busca da realização dos próprios sonhos, passam a servir a um sistema sórdido, sem perceber que seus princípios vão deixando de existir aos poucos.

Não é precisamos voltar a Serra Pelada para vermos muito do que lá aconteceu, basta abrirmos os olhos e acompanhar a realidade a nossa volta. Serra Pelada é um alerta social, em relação aos riscos ambientais e humanos. Muito do que foi mostrado no filme, devemos tirar como exemplo para nossa vida e ao invés de buscar a ganância devemos buscar sermos pessoas melhores a cada dia, mas nunca devemos deixar de acreditar nas boas oportunidades que a vida nos oferece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com