TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servico Social

Trabalho Escolar: Servico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO 4

APRESENTAÇAO

O estágio é um processo de suma importância na relação teoria-prática de um profissional, sendo exteriorização do aprendizado acadêmico fora dos limites da faculdade. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos, correlacionando a teoria e a prática, contribuindo para uma análise de pontos fortes e fracos das organizações e propondo melhorias para as instituições públicas e privadas. O espaço destinado para o estágio faculta ao acadêmico a disponibilidade de assimilar o seu conhecimento teórico com os entraves que somente a prática por meio do dia-a-dia pode oferecer. Nesta configuração, a troca de experiência fará com que o novo profissional torne-se mais preparado o estágio funciona como uma “janela do futuro”, através do qual o aluno antevê seu próximo modo de viver. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”; um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade. O estagio supervisionado 1, é caracterizado pela observação e é familiarizado com a dinâmica da instituição onde está realizando o mesmo. Ele visa aproximar o estagiário do exercício do profissional e ações realizados do serviço social dentro da instituição. O estagiário é orientado por um assistente Social dentro da instituição, aonde este irá lhe dar suporte para desenvolvimento de suas habilidades como estagiário. O profissional de serviço social busca garantir aos usuários a desburocratização dos seus direitos e superação nas condições de vulnerabilidade social. Nesse caso o meu estagio foi realizado no Caps. Centro de Atenção Psicossocial, percebi o papel real do estagiário dentro do CAPS, para tal se faz necessário desenvolver atividades respaldadas por leituras complementares com o objetivo de trazer para o campo de estagio, o processo continuo da teoria e para subsidiar a pratica. Alem disso, o estagiário no campo de estagio pode ter a percepção de uma problemática e através dessa a construção de um projeto de intervenção quem tem como caráter intervir na realidade vivenciada.

OBJETIVOS 5

GERAL

O Estágio Supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre os mundos acadêmico e profissional ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de conhecimento da administração, das diretrizes e do funcionamento das organizações e suas inter-relações com a comunidade. A realização de estágios será incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional para atuar em diferentes áreas relacionadas à sua formação acadêmica.

ESPECIFICOS

Oferecer aos alunos situações de assumirem-se como sujeitos ativos do

processo de ensino-aprendizagem preparando os alunos para o trabalho, utilizando métodos modernos de avaliação de modelos de gestão. Conhecendo as expressões da questão social no município em que o aluno esta inserido.

ORGANIZAÇAO 6

O Caps. II Oscar Marques sede do meu estagio, foi inaugurado no dia 22 de Agosto de 2005, situado na Praça Tiradentes, n° 22B Centro, Feira de Santana pelo Prefeito José Ronaldo de Carvalho e o Coordenador Nacional de Saúde Mental do Ministério de Saúde Pedro Gabriel Godinho Delgado, que inauguram também onze serviços Serviços Residências Terapêutico (SRT), consolidando o “Programa de Volta para Casa”, que faz parte do projeto reforma psiquiátrica. A criação desse Caps. e de tantos outros, fez parte de um intenso movimento social inicialmente de trabalhadores de saúde mental, que buscavam a melhoria as assistência no Brasil e denunciavam a situação precária dos hospitais psiquiátrico que ainda eram o único recurso destinado aos usuários portadores de transtornos mentais. Com a missão de oferecer o atendimento á população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares comunitários, sendo um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substituído às internações em hospitais psiquiátricos. O Caps Oscar Marques funciona de segunda a sexta das 8 ás 18 horas. Tendo prestação de atendimento em regime de atenção diária com gerenciamento de projetos terapêuticos oferecendo cuidado clinico eficiente e personalizado com a inserção social dos usuários através de ações que envolvam educação , trabalho , esporte , cultura e lazer, com suporte a rede de saúde mental na rede básica PSF,PACS;regulação da porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área.As pessoas que são atendidas no CAPS Oscar Marques são aqueles que apresentam intenso sofrimento psíquico que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida.Os usuários dos CAPS Oscar Marques podem ter sido internados ou podem já ter sido atendidos em outros serviços.Ao iniciar o tratamento no CAPS é desenvolvido um trabalho com os usuários, no qual é realizado através de meios terapêuticos tanto em sessões individuais ou em grupos.Isso ocorre através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com