TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servico Social

Trabalho Escolar: Servico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  4.913 Palavras (20 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 20

VI SEMEAD ESTUDO DE CASO

ADM. GERAL

TÍTULO DO TRABALHO: “AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE PROJETOS E

PROGRAMAS SOCIAIS”

AUTOR INSTITUIÇÃO GRÁU MÁXIMO ESTUDO ENDEREÇO POSTAL E-MAIL TELEFONE DE CONTATO

Cristina Fedato Pogoda Faculdade de Economia e Administração – USP Bacharel -

Engenharia Mecânica Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – USP – CEP 05508-900 cfedato@uol.com.br

4612-5293

João Teixeira Pires Faculdade de Economia e Administração – USP Bacharel -

Engenharia Mecânica Rua Tomas Carvalhal, 307, apto. 41 – Paraíso – SP – CEP 04006-000 joaoro@ig.com.br

3887-2198

Telma Moretti +Valor Consultores em Gestão Bacharel em Psicologia Rua Ribeirão Bonito, 499 – Ipiranga – SP – CEP 04286-130 telmamoretti@uol.com.br

9938-9700

TÍTULO: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS

RESUMO

A avaliação de projetos e programas sociais é um tema em desenvolvimento, no qual está implícito um julgamento de valor, a partir do qual, decisões são tomadas e destinos são traçados. Assim, torna-se relevante estudar e analisar a forma como este processo é conduzido, de modo a compreendermos sua dinâmica e a eficácia de seus resultados.

A proposta do presente trabalho foi analisar as metodologias de avaliação de resultados de projetos e programas sociais utilizadas por instituições ligadas ao Terceiro Setor que trabalham no Brasil com público-alvo crianças e adolescentes. Assim, foi utilizada uma amostra intencional de 3 instituições que coordenam e/ou financiam projetos e programas voltados a crianças e adolescentes: Instituto Ayrton Senna, Fundação Abrinq e Capacitação Solidária.

A base conceitual e os objetivos do processo de avaliação das organizações pesquisadas apresentaram características comuns, seguindo os passos de avaliação de marco zero, indicadores, avaliação de processo, produto e impacto. Os objetivos da avaliação são estratégicos, buscando alinhar as ações das organizações à sua missão, e auxiliando também na disseminação e transparência de suas ações. Os processos avaliativos procuram ser participativos e dinâmicos, procurando incorporar, desta forma, a flexibilidade e dinamismo da área social.

1 - INTRODUÇÃO

Existe um número crescente de projetos e programas sociais sendo implementados por organizações do terceiro setor no Brasil. Em pesquisa realizada pelo IPEA (2000), constatou-se que 423.000 empresas pequenas, médias e grandes investiram no período de um ano mais de R$ 4 bilhões em projetos sociais. Poucas parecem saber sobre a eficiência e eficácia no uso dos recursos empregados. A mesma pesquisa do IPEA constatou que apenas 12% das empresas da região sudeste, 48% da região sul e 11% da região nordeste fazem algum tipo de avaliação dos investimentos realizados.

A avaliação de projetos e programas é um tema extenso e complexo, prestando-se a várias abordagens, principalmente quando se trata de projetos e programas sociais. Está implícito um julgamento de valor do qual decorrem decisões a respeito dos mesmos. É por isto que se torna relevante estudar e analisar a forma como este processo é conduzido, já que é através desta forma que se faz a diferença quando se trata de tomar decisões a respeito de projetos existentes (Reis, 1999).

Observando a cultura existente em organizações ligadas ao terceiro setor, Adulis (2002) considera que “a avaliação ainda é vista como uma atividade isolada, realizada geralmente ao término de um projeto, com o propósito de controle ou fiscalização”. Segundo Marino (1998), “as organizações que vêem a avaliação como mecanismo de controle transformam em objeto passivo o indivíduo que está sendo avaliado. Correm o risco de despertar uma atitude negativa nos participantes, que resulta em superficialidade, ocultação ou até alteração de informações essenciais para a credibilidade do que se quer avaliar”.

O entendimento completo do papel da avaliação de projetos e programas sociais remete-nos ao conhecimento do modo como a aprendizagem ocorre no ser humano. Segundo Marino (1998) “a aprendizagem do adulto no contexto organizacional ou em outros sistemas sociais, só é possível através de um processo contínuo de ação e reflexão. A reflexão ocupa um papel fundamental: provocar mudanças nas ações dos indivíduos. Este é especificamente o papel da avaliação: construir momentos reflexivos que permitam aos indivíduos a análise da realidade e dos fatos, para daí direcionarem suas ações, aprendendo pela experiência”. Percebemos, assim, que o papel da avaliação transcende a mera questão fiscalizadora ou controladora, abrangendo uma intensa reflexão que deve ser feita com todos os envolvidos no processo.

O presente trabalho pretende identificar, comparar e analisar alguns métodos de avaliação de projetos e programas sociais e, ao final, avaliar as seguintes hipóteses:

• os resultados de projetos e programas sociais são em sua maioria avaliados apenas qualitativamente, de modo quase intuitivo;

• a avaliação de projetos e programas sociais pode ser quantificada, com a criação e aplicação de indicadores.

2 - FORMULAÇÃO TEÓRICA

2.1 - DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS

Preocuparemo-nos, inicialmente, com a definição de alguns termos fundamentais utilizados ao longo do trabalho, de modo a fornecer a base teórica sobre a qual sustentaremos nossas análises e conclusões.

Em relação ao termo avaliação, não existe uma única definição que seja amplamente aceita na comunidade mundial dos avaliadores profissionais. No escopo deste trabalho, utilizaremos a definição mencionada em Chianca (2001:16):

“A coleta sistemática de informações sobre as ações, as características e os resultados de um programa, e a identificação, esclarecimento e aplicação de critérios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com