TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servico Social

Monografias: Servico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Atps de pesquisa social

Metodologia científica

É a forma como os pesquisadores e cientistas devem proceder para obter um conhecimento científico. São vários tipos de pesquisas, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, experimental, pesquisa de campo, etc. Cada uma tem métodos específicos. Você pode escolher os métodos mais adequados para o tipo de pesquisa que quer desenvolver.

A metodologia inclui a forma de elaboração de projetos de pesquisa, artigos científicos, dissertações, teses, etc. Isso tudo segue as normas da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas).Ele começa pela observação, que deve ser sistemática e controlada, a fim de que se obtenham os fatos científicos. O método é cíclico, girando em torno do que se denomina Teoria Científica, a união indissociável do conjunto de todos os fatos científicos conhecidos e de um conjunto de hipóteses testáveis e testadas capaz de explicá-los.

A pesquisa, para muitos 'acadêmicos', é o caminho mais viável para conseguirem o objetivo a ser realizado. Pesquisa pode significar condição de consciência crítica e cabe como componente necessário de toda proposta emancipatória. Para não ser mero objeto de pressões alheias, devemos encarar a realidade com espírito crítico, tornando-a palco de possível construção social alternativa. Aí, já não se trata de copiar a realidade, mas de reconstruí-la conforme os nossos interesses e esperanças. É preciso 'construir a necessidade de construir novos caminhos', não receitas que tendem a destruir o desafio da construção

Setubal (1995, p. 34) faz o seguinte comentário sobre a objetividade da pesquisa:

Não é raro encontrar pesquisas, sobretudo no meio acadêmico, que tratam de problemas remotos e são destituídas de interpretação mais ampla e acuradas. Muitas são as que se voltam para a elaboração do conhecimento apenas como conhecimento, isto é, um conhecimento quevagueia pela realidade sem contudo dar conta dela no concretismo da sua história.

Sugerimos, no entanto, aos assistentes sociais que, ao indagarem sobre o real, indaguem com o objetivo de tratar 'a questão social' – entendida como 'deformidades' desenvolvidas no interior das relações sociais, as quais são protoformadas pela sociabilidade capitalista – na sua integridade, ou seja, estudem as expressões da 'questão social' e, posteriormente, façam o esforço de retornar o conhecimento produzido aos sujeitos envolvidos. Acreditamos, pois, que a função da ciência é desvendar o 'não-aparente', ou melhor, nas palavras de Marx: "Toda ciência seria supérflua se a essência das coisas e sua forma fenomênica coincidissem diretamente"(MARX apud LUKÁCS, 1979, p. 26).

O assistente social pesquisador, que objetiva o rigor teórico exigido pela ciência autêntica, deve perquirir 'as intrincadas conexões do real'. Investigar e, em conseqüência, tornar cientificamente aceito o trabalho, no âmbito acadêmico, é o princípio fundamental no caminho da probidade teórica do pesquisador. Ele deve levar consigo, no percurso da pesquisa, as seguintes características: honestidade, paciência, criatividade, audácia, humildade, diligência e, principalmente, a ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com