TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social E O Movimento De Construção De Uma Pedagogia Emancipatória Pelas Classes Subalternas

Casos: Serviço Social E O Movimento De Construção De Uma Pedagogia Emancipatória Pelas Classes Subalternas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  3.471 Palavras (14 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE CEUMA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Fernanda Carvalho Pereira

CONSELHOS E SUAS: AVANÇOS NO FORTALECIMENTO DA CULTURA DE DIREITOS

São Luís –Ma

2014

UNIVERSIDADE CEUMA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

CONSELHOS E SUAS: AVANÇOS NO FORTALECIMENTO DA CULTURA DE DIREITOS

Trabalho apresentado a Disciplina, como parte dos requisitos para avaliação semestral sob orientação do Prof. Adriana.

São Luís-Ma

2014

Resumo

CONSELHOS E SUAS: AVANÇOS NO FORTALECIMENTO DA CULTURA DE DIREITOS

A Seguridade Social é um conjunto articulado e integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinada a assegurar, adicionalmente os direitos relativos à saúde e à previdência, o da assistência social. Esse marco histórico institui legalmente a completude legal da cidadania no Brasil, com a garantia à população de direitos sociais, políticos e civis, sob a ordem do Estado democrático de direito. Contudo, todo marco legal efetiva-se no cotidiano da sua implementação. É sabido que a definição legal não garante a prática real.

A cidadania pela simples nominação não transforma a realidade desigual da sociedade capitalista, é pela ação que as bases da desigualdade e da pobreza são efetivamente transformadas e os direitos são efetivados e se tornam realidade para os cidadãos. Isso é ainda, mais patente no caso do Brasil, onde se reproduzem traços de clientelismo e patrimonialismo, uma cultura política completamente avessa à consolidação de direitos e efetivação da democracia. Por isso a Constituição de 1988, na sua juventude, apresentou ao Brasil o grande desafio de readequação da realidade. Esta cultura política pautada em aspectos antidemocráticos permeia todos os campos de vida social e também as políticas públicas, ai incluída a política de assistência social, como a mais jovem componente do sistema de seguridade social. Isto posto, interessa-nos analisar os avanços já construídos nesta política pública, principalmente o que se refere à sua perspectiva democrática e participativa e os desafios de sua consolidação nos espaços prioritários que são os Conselhos de Assistência Social.

Nesse sentido, é importante destacar que essa cultura política tem raízes no nosso país e que foi traçada na desigualdade e na concentração de renda e de poder na mão de poucos. Isso é revelado no que Sales (1994) diz, ao enfatizar que, a "cultura política da dádiva sobreviveu ao domínio privado das fazendas e engenhos coloniais, sobreviveu à abolição da escravatura, principalmente no compromisso coronelista e chegou até nossos dias" (SALES, 1994, p.26).

Nosso país foi marcado por uma tradição autoritária e excludente que se caracteriza como afirmou Dagnino, por um "autoritarismo social", que “(...) engendra formas de sociabilidade e uma cultura autoritária de exclusão que subjaz ao conjunto das práticas sociais e reproduz a desigualdade nas relações sociais.” (DAGNINO, 1994, p.105).

Essas questões atravessam as práticas políticas e tem relação com a assistência social onde o clientelismo aparece como uma mediação fundante entre o Estado Brasileiro e a sociedade. Portanto, a relação entre clientelismo e assistência social não é nova na cultura política brasileira. É sabido que o fenômeno do clientelismo aparece como fator predominante da política brasileira, ao ordenar as relações sociais entre diferentes classes, em especial, no que concerne à população mais pobre. Roberto DA MATTA (1978) enfoca essa questão, ao destacar a clássica pergunta que persiste em uma sociedade fundada em relações autoritárias: ‘Você sabe com quem está falando?’.

Na sociedade brasileira, os clássicos da história do Brasil nos revelam a gênese da formação sociopolítica, evidenciando as ambigüidades e complexidades presentes na política brasileira. Desde a década de 1930 há afirmações na literatura de que o clientelismo se constitui por relações de subordinação à dita elite e de troca de favores entre os dominantes, principalmente, latifundiários, prevalecendo o que SALES (1994) identificou como ‘cultura política da dádiva’, que marca definitivamente uma formação social em que os direitos são travestidos em favores. A autora ressalta ainda que na cultura política brasileira "ou bem se manda ou bem se pede. Está no simples conteúdo desses dois verbos o significado mais profundo de nossa cultura política do mando e da subserviência" (SALES, 1994, p.27).

Nessas análises, identificam-se na literatura diferentes formatos do clientelismo que perpassam a sociedade brasileira e moldam as relações políticas nelas imbricadas. Para DINIZ (1982) existem dois modelos de clientelismo: o primeiro se fundamenta em um clientelismo de tipo tradicional, personalista. O segundo é caracterizado por dimensão mais coletiva presente nas instituições políticas de caráter religioso, corporativo e/ou profissionais. O clientelismo atravessa diferentes contextos sociopolíticos, persistindo e sendo ressuscitado em formas distintas daquela construída sob a oligarquia. Em suma, dois tipos foram característicos: o chamado clientelismo tradicional, identificado pelo seu caráter personalista e privado, e o clientelismo mais institucional, de caráter coletivo, presente nos grandes partidos e nas mobilizações políticas de suas lideranças.

O clientelismo, portanto, existe desde a colonização e persistiu mesmo em contextos autocráticos que buscavam a "racionalidade técnica do Estado", uma vez que ele seria mantido para conservar as elites no poder e, em particular, para perpetuar lideranças políticas através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com