TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Artigos Científicos: SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 12

Fundamentos Históricos e Teórico-metodológico do Serviço Social I

Profª EAD: Elaine Cristina Vaz Gomes

Pólo Taquara - RS

2° Semestre – Serviço Social

Setembro/2013

1) Introdução

Neste Relatório apresentaremos a trajetória do Serviço Social através dos anos, suas mudanças e avanços.

O Serviço Social antes de ser legitimado como profissão era conhecido como assistencialismo, tinha a função de ajudar as pessoas nas suas necessidades e também fazia o papel de intermediário entre a classe dominante e a classe dos trabalhadores. A Igreja tinha um papel importante, mas aliada à classe dominante.

Nos dias de hoje, o objeto de trabalho do Serviço Social é a diversidade de expressão da questão social seja em qualquer sociedade, havendo, portanto, modificações na forma de pensar e agir daquele que atua na Assistência Social propriamente dita.

Também apresentaremos uma pesquisa feita no município de Araricá e trazendo a tona dois problemas da questão social do mesmo.

2) Relatório

FILME TEMPOS MODERNOS QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.

No filme “Tempos Modernos”, (Modern times), de Charles Chaplin de 1936, o diretor mostra com maestria os efeitos que o desenvolvimento capitalista e seu processo de industrialização trouxeram à classe trabalhadora.

Vemos no filme que, Charles Chaplin no papel principal (Carlitos) se depara com a esteira de produção fordista que aumenta o ritmo de produção todo instante, tornando a relação homem-máquina extremamente conflituosa, até o ponto em que o próprio Carlitos é engolido pela máquina em uma condição de insanidade, momento em que ele repete um gesto mecânico mesmo quando não está trabalhando, completamente alienado, em seguida ele sabota a produção confrontando o patrão e é internado como louco. A contradição capital-trabalho está presente de forma clara no filme.

O novo processo produtivo trouxe benefício para a classe patronal, enriqueciam em ritmo exorbitante, enquanto que a classe trabalhadora era cada vez mais explorada, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados eram obrigados a produzir sempre mais, deixando os trabalhadores estafados, neuróticos, robotizados em função das condições salariais e de trabalho.

Ao nos depararmos com a cena do filme onde Carlitos sai do hospício e coincide com a eclosão de greves e manifestações, ele é confundido com um líder comunista por empunhar uma bandeira vermelha em frente a um grupo de trabalhadores que faziam uma manifestação em função da dificuldade de sobrevivência de suas famílias. A bandeira havia caído de um caminhão e ele corre para devolvê-la fazendo um simples gesto, assim ele é preso como líder deste movimento.

As desigualdades sociais entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo, ainda que na mesma sociedade capitalista que explora o trabalhador alimenta todo o conforto e diversão para a burguesia, após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A classe mais pobre se sujeitava a roubar qualquer tipo de bens para sobreviver, como no segundo momento do filme, onde a jovem furta bananas no porto para os irmãos que passam fome, pois o pai da jovem está desempregado e em meio a um destes protestos o pai é morto no conflito conforme a cena do filme. Aparecem também, mecanismos de repreensão às manifestações, como a polícia, que prende o personagem principal três vezes.

Diante da falta de perspectiva para sua vida o personagem prefere ficar preso, pois a vida urbana estava tão terrível que a cadeia lhe parecia segura e confortável, observamos que imperava a mesma falta de positividade das pessoas que viviam à margem da sociedade, que estavam diante das questões sociais que ainda estão presentes no Brasil de hoje, que são o desemprego, violência, moradias precárias, infraestrutura, fome, drogas etc.

O desenvolvimento acelerado acabou por destruir o sonho do trabalhador, os trabalhadores começam a ter consciência coletiva no sentido de melhores condições de trabalho, salários dignos, moradia etc.

Em razão das expressões da desigualdade social, das questões sociais, do incômodo da burguesia, surge o Serviço Social como uma ponte entre a classe dominante e a união da classe trabalhadora. A luta contínua dos operários e a união de Sindicatos Nacionais, a burguesia passou a repensar o seu modo de atuação em relação aos mesmos e se uniu à Igreja Católica e ao Estado para prestar assistência aos menos favorecidos, na intenção de ter o controle social e político sobre a classe trabalhadora.

A partir deste momento histórico surgem outras instituições de Assistência Social no Brasil como a LBA (Legião Brasileira de assistência) que orientava as famílias, cujos chefes foram para a 2º Guerra Mundial e também favorecia a própria burguesia. CNSS (Conselho Nacional de Serviço Social) que organizava as obras assistenciais, públicas e privadas. Fundação Leão XIII, sua atuação era voltada para a população das favelas dos grandes centros urbanos. SESI (Serviço Social da Indústria), o empresariado se insere no controle social, mas com interesses políticos.

Na década de 70, as instituições visam obter maior controle sobre a população, na década de 80, foram registrados níveis de miséria absoluta, e com isso, surgiram os programas de benefícios aos menos favorecidos. Assim, o serviço Social deixa de ser um favor do Estado e passa a ser um direito do cidadão Brasileiro. O serviço social percebe a necessidade de romper com o tradicionalismo e vai a busca da construção de um novo processo ético-político que se posicione em favor da reflexão ética, da democracia, da liberdade e dos direitos Humanos de todas as pessoas, sem distinção de cor, religião, classe social etc.

Mesmo com o Serviço Social cada dia mais presente nas diversas esferas da sociedade brasileira, a desigualdade social com a distribuição de renda desigual, a falta de habitação, problemas sérios na educação pública vergonhosa, saúde pública no estado de crise aguda, a violência, a criminalidade, o consumo de drogas cada vez maior, a poluição, o desemprego; esta é a questão social que o serviço social enfrenta nos dias de hoje.

Portanto o Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com