TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social epsicologia

Por:   •  18/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

Este presente artigo tem como objetivo desenvolver todas as etapas propostas na ATPS, proporcionando assim uma compreensão do Serviço Social nas resoluções dos conflitos existentes como a violência e o uso de droga, identificando as questões sociais presente no filme que estão presentes na sociedade.

O filme Tropa de Elite de José Padilha mostra a realidade da corrupção no meio policial que gira em torno das favelas do Rio de Janeiro

A missão do capitão Nascimento comandante do batalhão de operações especiais- BOPE da polícia militar era tornar a vinda do Papa mais segura possível, buscando também encontrar um substituto, pois estava decidido a deixar a corporação.

Em meio a tanta corrupção policial, ainda conta com o apoio de dois aspirantes que se enquadram nas características necessárias da PM para reforçar o grupo. O aspecto negativo do filme mostra que pode contribuir ainda mais para reforçar a descrença na espera de uma política de segurança não centrada somente na violência.

Definição de cultura.

A cultura é um conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Podemos considerar cultura como um conjunto de hábitos, valores morais e culturais, é também sinônimo de inteligência sabedoria.

Os processos históricos são em grande parte responsáveis pelas diferenças culturais, o que não torna uma cultura superior á outra, mas sim cada qual com sua peculiaridade. Por isso o conceito de cultura nunca ira desaparecer, pois ela sempre se renova estando sempre em desenvolvimento.

No Brasil a mestiçagem contribuiu para a diversidade de cultura, sendo influenciada pela culinária africana, que se misturou á indígena e européia, fundiram-se as religiões, as linguagens e vocabulários, características da mistura de raças, que formaram o povo brasileiro.

Acredita-se que essa mistura tenha promovido uma democracia racial ao longo dos anos com respeito e harmonia entre pessoas de origens diferentes, etnias e raças, mas na realidade se esconde um racismo velado,encobrindo a realidade do Brasil,tornado-o o pais da diversidade cultural ao mesmo tempo da desigualdade social.

Uma das manifestações culturais vistas no filme é o funk,muito comum nas periferias do Rio de Janeiro,tendo suas músicas na maioria das vezes apelo sexual,tornando-se freqüentado por pessoas de varias classes sociais.Suas letras refletem o dia a dia das comunidades,sendo visto pela sociedade com preconceito por conter temas vinculados ao tráfico,por sua pobreza criativa e linguagem obscena e vulgar,fazendo inclusive apologia ao crime e consumo de drogas.

Outra manifestação é a corrupção da policia militar do Rio de Janeiro sendo considerada a mais corrupta do pais ,também recriminada pelo excesso de violência durante as abordagens principalmente contra moradores de favela e negros.A globalização contribuiu não só para as empresas prosperarem mas para as atividades criminosas,tornando os esquemas eficientes e difíceis de serem descobertos,em escândalos como mensalão e o crime organizado.

Para se combater a corrupção na policia é preciso acabar com a desculpa dos baixos salários quebrando os laços de solidariedade entre o bom e o mau policial, não encobrindo suas ações.

Quase as manifestações culturas apresentadas no filme?

Observou-se que as manifestações culturais apresentadas no filme se relacionam com a cultura local: a dança que é representada pelo baile funk, os valores morais e sociais que são representados pela corrupção, cobrança de propina, o trafico de drogas, lavagem de dinheiro, praticas comuns onde às expressões e as representações do meio convivem no seu cotidiano.

A corrupção na maioria das vezes vem acompanhada da tortura, o que faz de uma forma passiva imperar a lei do silencio, onde predomina uma forte relação entre violência e crime caso as regras sejam descumpridas, dividindo entre uma linha tênue, representada pelos dois extremos, em que o trafico de drogas só persiste porque há quem o sustente, pois se esta nas comunidades pobres, e pelo o poder publico que acabou perdendo sua legitimidade.

O filme também mostra o cotidiano da classe média, representados pelos estudantes universitários da elite cultural bem intencionada que fazem trabalhos sociais em ONGs e que ao mesmo tempo, fazem uso de drogas em festas universitárias, alimentando então a cultura do trafico de drogas.

Por que o serviço social é importante na resolução de conflitos sociais? A Psicologia pode auxiliar em situações de conflitos sociais?

Baseado no código de Ética e Regulamentação da profissão, o Assistente Social apresenta capacidade para atuar como mediadores e árbitros de conflitos, tendo uma visão da realidade no cotidiano de trabalho, nas áreas sociais, políticas, econômicas e culturais, se apropriando da intervenção agindo com eficácia no âmbito judicial.

O Assistente Social este cada vez mais inserido no âmbito jurídico, através de acordos e encaminhamentos com orientação, possibilitando ao usuário a conciliação de interesses entre ambas as partes. No que diz respeito á mediação ela abarca três fases: a singularidade, a universalidade e a particularidade.

A singularidade abraça o coeficiente do óbvio, do fator visível a olho nu,é o fenômeno ,é o que aparece no cotidiano.Pontes(1997,p.85).

‘[...]o plano da singularidade é a expressão ‘em si’,ou seja,é o nível de sua existência imediata em que se vão se apresentar os traços irrepetiveis das situações singulares da vida em sociedade,que se mostram como coisas fortuitas,rotineiras e casuais.’

Singularidade e universalidade se encaixam nas normas jurídicas, sendo que toda ação esta prevista em lei,tornando obrigação de todos o conhecimento das leis e códigos previstos na Constituição de 1988.

Particularidade e mediações são o mesmo ambiente de reflexões, questionamentos e interpretações, é sair do fator que mais se destaca o óbvio a partir do dinamismo social amplo.

Em outras palavras, é a conexão entre as ações do ser humano e seu meio social. Pontes (1997,p.87) apresenta que:

“a relação indivíduo”-sociedade pode vir a ser analisada sem esquematizamos empobrecedores; quer seja do papel do individuo, - que na realidade exprime na sua particularidade o modo de vida humana quer seja do papel da sociedade, que na sua dinâmica exprime em essência o modo geral da vida individual.

O conflito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com