TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sete Processos Mentais

Artigos Científicos: Sete Processos Mentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 8

Correspondência:

Correspondência é o ato de estabelecer a relação “um a um”. Exemplos: um prato para cada pessoa, cada pé com seu sapato, a cada aluno uma carteira. Mais tarde, a correspondência será exigida em situações do tipo: a cada quantidade, um número (cardinal), a cada número, um numeral, a cada posição (em uma sequência ordenada), um número ordinal.

Exemplos de atividades de correspondência para sala de aula:

1. Material: conjunto de cartelas, cada uma com o desenho de um animal como porco, cavalo, galinha, pássaro, vaca, jacaré, papagaio, arara, elefante, girafa, etc.

Atividade: as crianças montarão pares de animais que possuem o mesmo número de patas ou pés. Para as crianças maiores, talvez seja interessante acrescentar cartelas com desenhos de animais que não possuem patas ou pés como cobra, peixe, etc.

Objetivo: fazer corresponder semelhantes.

2. Material: cartelas com os nomes das crianças do grupo e outras com as letras do alfabeto ( todas com letras em maiúscula).

Atividade: cada criança recebe a cartela com seu nome e deve localizar a cartela correspondente à letra inicial de seu nome. Pode haver coincidências, algumas crianças já sabem o nome das letras e o professor pode também trabalhar a alfabetização.

Objetivo: identificar a letra inicial do próprio nome.

3. Material: dez caixas de fósforo numeradas de 1 a 10 na parte de baixo; conjunto de cinquenta e cinco clipes, sementes ou fósforos.

Atividade: cada caixa deve conter uma quantidade de objetos que corresponda ao numeral escrito na parte de baixo da caixa; ao abrir cada caixa, a criança deve contar os objetos em voz alta e desvirar a caixa para ver o numeral. Outra atividade consiste em pedir à criança que coloque dentro das caixas a quantidade de objetos correspondente ao numeral.

Objetivo: facilitar a correspondência entre quantidade e numeral, como mostra a seguir.

Comparação

Comparação é o ato de estabelecer diferenças ou semelhanças. Exemplos: esta bola é maior que aquela; moro mais longe que ela; somos do mesmo tamanho? Mais tarde, virão: Quais destas figuras são retangulares? Indique as frações equivalentes.

Exemplos de atividades de comparação para a sala de aula:

1. Material: cinco cartelas, cada uma com um só desenho variando de tamanho; por exemplo: uma casa, mas cada casa de tamanho diferente das outras quatro. Outro conjunto de cinco cartelas idêntico a esse.

Atividade: os alunos devem comparar os dez desenhos e corresponder os que tiverem os mesmos tamanhos, formando pares.

Objetivo: desenvolver a percepção de tamanhos semelhantes, por estimativa.

2. Material: tangram.

Atividade: comparar duplas de peças por superposição ou justaposição e dizer o que existe de igual ou quais são as diferenças ( o tangram presta-se a inúmeras atividades, que serão descritas em outros processos; esta é uma exploração para crianças menores).

Objetivo: favorecer a comparação de algumas formas geométricas.

3. Material: vinte objetos quaisquer (tampas, bolas, pedras etc).

Atividade: apresentar às crianças os vinte objetos, pedindo que montem um conjunto com cinco deles; em seguida, utilizando os objetos restantes, pedir que montem outro conjunto com a mesma quantidade de objetos. Depois as crianças devem comparar ¬os dois conjuntos; se necessário, o professor pode auxiliá-las a fazer essa comparação, perguntando sobre a quantidade, a natureza, o tamanho, a distribuição espacial dos objetos. As crianças devem explicar suas observações e opiniões aos colegas.

Para crianças maiores, pode-se aumentar o conjunto de cinco para oito ou nove objetos.

Objetivo: compor conjuntos por correspondência um a um ou por contagem (quantidade), auxiliando na aquisição das noções de ter mais (maior), ter menos (menor) e ter a mesma quantidade (mesmo número, igual), como mostra a seguir.

Classificação

Classificação é o ato de separar em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças. Exemplos: na escola, a distribuição dos alunos por séries, arrumação de mochila ou gaveta; dadas várias peças triangulares, e quadriláteras, separa-las conforme o total de lados que possuem.

Exemplos de atividades de classificação para sala de aula:

1. Material: nenhum.

Atividade: colocar as crianças sentadas numa roda e formular questões como: “Dê o nome de animais que têm quatro patas” ou “Quais os animais que moram na floresta?”; esta atividade pode ser frequente, variando nas espécies: coisas que são compradas no supermercado, o que nasce da terra, sempre fornecendo, neste caso, o critério de classificação.

Objetivo: classificar coisas que não estão presentes na sala de aula.

2. Material: cartelas, cada uma com uma palavra diferente.

Atividade: mesmo em classes de crianças não alfabetizadas esta atividade poderá ser realizada com sucesso. Começar com os nomes das crianças e ir ampliando para o vocabulário significativo para o grupo: nomes de animais, dos pais, dos irmãos, das pessoas da escola, enfim, o professor pode mostrar vários nomes e as crianças devem agrupar as palavras que começam com a mesma letra.

Objetivo: classificar por letras.

3. Material: conjunto de figuras geométricas (o mesmo de comparação 12).

Atividade: dar às crianças várias figuras geométricas, pedindo que as separem por semelhança. Para as crianças menores, considerar apenas um atributo de cada vez: cor, forma ou tamanho; para as maiores pode-se pedir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com