TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II TEMA: Em Busca Das Origens Desenvolvimentais Dos Transtornos Mentais.

Dissertações: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II TEMA: Em Busca Das Origens Desenvolvimentais Dos Transtornos Mentais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1 INTRODUÇÃO 2

2 QUAIS SÃO OS CONCEITOS E ABORDAGENS DESENVOLVIMENTAIS QUE NOS AUXILIAM A ENTENDER A ORIGEM DOS TRANSTORNOS MENTAIS? 4

3 BUSCANDO FATORES AMBIENTAIS COM EFEITO CASUAL 5

4 ENTENDENDO O MECANISMO DE AÇÃO DOS AGENTES CAUSAIS 6

5 FATORES GENÉTICOS PREDISPONDO À EXPOSIÇÃO A ESTRESSORES AMBIENTAIS 8

6 FATORES GENÉTICOS MODERANDO O EFEITO DE ESTRESSORES AMBIENTAIS 9

7 PERSPECTIVAS FUTURAS E CONCLUSÕES 10

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1 INTRODUÇÃO

A psicopatologia desenvolvimental é um campo do conhecimento dinâmico e em evolução, ela tomou forma em 1974 com a publicação do livro Developmental Psychopathology do autor Thomas Achenbach.

Outros trabalhos importantes contribuíram para o desenvolvimento da psicopatologia desenvolvimental, como de Sroufe, Cicchetti, Rutter entre outros.

A psicopatologia desenvolvimental integra perspectivas sociais, genéticas, e desenvolvimentais e testa suas hipóteses através de métodos epidemiológicos e estatísticos específicos, buscando entender as origens e o curso dos transtornos mentais.

No início a ênfase no processo de desenvolvimento era para entender os transtornos mentais na infância, com o passar do tempo, estudos mostraram que existe um continuidade dos transtornos entre a infância, adolescência e fase adulta, sendo que a maioria dos adultos já apresentavam transtornos mentais na adolescência.

Entende-se a psicopatologia desenvolvimental como um modelo conceitual, a partir do qual estratégias de pesquisa são desenhadas, observações são interpretadas e teorias subsequentes são geradas.

2 QUAIS SÃO OS CONCEITOS E ABORDAGENS DESENVOLVIMENTAIS QUE NOS AUXILIAM A ENTENDER A ORIGEM DOS TRANSTORNOS MENTAIS?

Os investigadores dessa área privilegiam diferentes abordagens e conceitos, porém convergem no entendimento de que os transtornos mentais são possíveis desfechos do processo de desenvolvimento.

A convergência também aparece nos conceitos de que os transtornos mentais surgem a partir de inter-relações dimensionais, complexas, em múltiplos níveis, entre características específicas do indivíduo, características ambientais e sociais.

Existem quatro conceitos de abordagens desenvolvimentais que merecem destaque.

O primeiro é que a psicopatologia desenvolvimental assume que o efeito de experiências prévias é levado adiante ao longo do desenvolvimento.

O segundo conceito é que há uma tendência inata dos indivíduos de se adaptarem ao seu ambiente, se esse é patológico, provavelmente a adaptação também seja.

Terceiro conceito, idade e momento do desenvolvimento são fatores fundamentais a partir dos quais todos os outros fatores devem ser entendidos.

Quarto conceito, comportamentos mal adaptativos ou transtornos mentais devem ser interpretados frente ao contexto onde o indivíduo encontra-se inserido.

Os dois últimos conceitos mostram a ideia de que os mecanismos casuais têm resultados diferentes conforme a idade, o momento do indivíduo o contexto familiar ou social.

3 BUSCANDO FATORES AMBIENTAIS COM EFEITO CASUAL

Entende-se que fatores de risco ambientais para os transtornos mentais atuam através de múltiplos mecanismos e níveis e usualmente estão correlacionados a uma cadeia de fatores de risco, que podem atuar através de diversos mecanismos.

Para demonstrar a presença de causa e efeito entre fatores de risco ambientais e transtornos mentais, é preciso seguir uma série de estratégias.

Primeiro é fundamental que a relação exista em função de uma base conceitual sólida, com evidências acerca de possíveis mecanismos através dos quais os eventos operam.

Segundo é fundamental mostrar uma conexão temporal consistente entre o evento estressor e o início do transtorno.

Terceiro é necessário rigor na aferição de fatores de risco e desfechos através de medidas específicas e dimensionais.

Quarto é importante contextualizar os eventos ambientais estudados.

A randomização é a estratégia metodológica mais apropriada para a demonstração de uma relação de causa e efeito, onde os indivíduos são alocados a uma determinada intervenção aleatoriamente, porém questões éticas obvias não permitem este tipo de procedimento.

Apenas experimentos naturais são oportunidades ímpares para entendermos as origens dos transtornos mentais.

4 ENTENDENDO O MECANISMO DE AÇÃO DOS AGENTES CAUSAIS

A psicopatologia desenvolvimental está interessada em entender os mecanismos ou processos específicos através dos quais os agentes causais atuam. Inicialmente, é fundamental entender se um determinado fator atua por via ambiental ou genética. Em seguida, entender como o efeito ambiental "ultrapassa a pele" (get inside the skin), promovendo o desenvolvimento de transtornos mentais, e como os genes também ultrapassam a pele (get outside the skin) no sentido oposto, levando a comportamentos observáveis.

Um exemplo da necessidade de estudo de como o fator ambiental atua é a exposição intrauterina ao tabaco que levaria essa doença para as crianças. Esses estudos mostram que fumar durante a gravidez associada a fatores genéticos levam a criança a ter essa psicopatologia. O estudo também mostra que crianças que são feitas através de fertilização podem ser ou não geneticamente relacionada com os pais, sendo assim mais fácil entender como isso pode influenciar nas crianças.

Assim, foi comparado o efeito do tabagismo materno em relação ao peso de nascimento e comportamento antissocial entre crianças que eram e não geneticamente relacionadas às suas mães.

Entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com