TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor Supermercadista

Exames: Setor Supermercadista. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.............................................................4

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL.............6

4 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE...........................................................................9

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho é realizar um estudo dos fundamentos de micro e macroeconomia, métodos quantitativos e ética, política e sociedade. Estudaremos seus conceitos, seus métodos e como cada item interage entre si no mundo globalizado.

O resultado de cada tema abordado se materializa em uma ferramenta de gestão para otimizar os processos de tomada de decisões.

O administrador precisa estar atento a cada detalhe destes processos para que sua gestão possa estar de acordo com o modelo internacional, para que sua empresa possa estar inserida no chamado “mundo globalizado”.

Para isso iremos estudar neste trabalho sobre o setor supermercadista do estado do Rio Grande do Sul, e veremos como este setor tem crescido ao longo dos anos.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Para podermos estudar sobre micro e macroeconomia, primeiro precisaremos entender o termo economia.

Economia é a ciência social aplicada que estuda como o indivíduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas.

Dentro deste pensamento surgem microeconomia que estuda as empresas e pessoas, e macroeconomia que estuda a economia de um país.

No setor supermercadista, na qual nos embasamos para este trabalho, a concorrência entre as grandes e pequenas empresas é acirrada. Como podemos observar na década de 90 no Rio Grande do Sul, este setor foi sendo invadido pelas grandes empresas internacionais, entre elas podemos destacar as empresas Carrefour e Wall Mart. Estas empresas não só trouxeram crescimento na economia do estado como também altos índices de empregabilidade. Conforme Santos (2009):

O setor varejista, principalmente o supermercadista, vive um momen¬to de estruturação, influenciado pelas transformações que têm ocorrido na economia brasileira. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade. Para isso, o setor tem promovido ações como realizam troca de controle acionário, fechamento de lojas menos rentáveis, profissionalização da adminis¬tração, capitalização das empresas, maior utilização de automação comercial, uso intensivo da informática, racionalização de operações, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços.

Com a chegada das grandes empresas o monopólio do setor ficou nas mãos do mercado internacional, mas em compensação o crescimento econômico foi inevitável. As pequenas empresas estão em constante transformação, buscando melhorias no atendimento, na busca por clientes para poder se manter neste mercado tão competitivo.

3 METÓDOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Para o estudo das estatísticas encontramos várias formulas que podemos utilizar e chegar ao resultado de amostragem, esta ferramenta é muito importante na gestão empresarial, pois a partir dela a gestão pode fazer a tomada de decisões. Vejamos abaixo as medidas e suas fórmulas mais usadas:

3.1 MEDIDAS DESCRITIVAS:

Nas medidas descritivas encontramos: medidas de tendência central e medidas de dispersão.

3.1.1 MEDIDAS DE TÊNDENCIA CENTRAL

Em estatística, uma tendência central (ou, normalmente, uma medida de tendência central) é um valor central ou valor típico para uma distribuição de probabilidade. É chamada ocasionalmente como média ou apenas centro da distribuição. As medidas de tendência central mais comuns são a média aritmética, a mediana e moda.

a) Média: a soma de todas as medições divididas pelo número de observações no conjunto de dados.

b) Mediana: o valor do meio que separa a metade maior da metade menor no conjunto de dados. A mediana e a moda são as únicas medidas de tendência central que podem ser usadas para nível de medição, onde valores recebem ranks relativos aos outros mas não são medidos absolutamente.

c) Moda: O valor que aparece com mais frequência no conjunto de dados. Essa é a única medida de tendência central que pode ser usada com dados nominais, os quais tem atribuições de categoria puramente qualitativa.

3.1.2 MEDIDAS DE DISPERSÃO

Medidas de dispersão mostra o quão esticado ou espremida é uma distribuição. Exemplos comuns de medidas de dispersão estatística são a variância, o desvio padrão e a amplitude.

1. Amplitude: é dada pela diferença entre o quartil superior e o quartil inferior.

2. Desvio padrão: o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística (representado pelo símbolo sigma, σ). Ele mostra o quanto de variação ou "dispersão" existe em relação à média (ou valor esperado).

3. Variância: A variância de uma variável aleatória é uma medida da sua dispersão estatística, indicando quão longe em geral os seus valores se encontram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com