TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Shareholders E Stakeholders.

Trabalho Escolar: Shareholders E Stakeholders.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Quando se trata de objetivos organizacionais e globais surge uma pergunta: a quem a empresa deve prestar contas? Quem deve receber os retornos da riqueza criada? Ou,então,quem deve usufruir do sucesso e dos resultados da empresa? Existem dois modelos sobre o assunto,Shareholders e Stakeholders.

Modelo Shareholders:

Segundo este modelo, predominante durante toda a Era Industrial,a empresa é considerada uma entidade econômica e que deve trazer retornos aos seus donos,proprietários ou acionistas. Os chamados Shareholders. Esse modelo de responsabilidade econômica ou financeira fez com que os documentos mais importantes a respeito da situação da empresa fossem o balanço contábil e as demonstrações financeiras. O lucro é o indicador supremo do sucesso empresarial.

Modelo Stakeholders:

Segundo este modelo,o qual emergiu nas últimas décadas,a empresa é considerada uma entidade social e que deve trazer retornos para todos os parceiros do negócio ou grupos de interesses,Stakeholdres. Responsáveis por contribuir direta ou indiretamente para o seu sucesso. Este modelo de responsabilidade social faz com que o documento mais importante a respeito da situação da empresa seja o balanço socail.

A distribuição da riqueza gerada pela empresa deve ser feita proporcionalmente entre os parceiros do negócio de acordo com sua contribuição ao êxito do empreendimento. Assim,os proprietários ou acionistas (Shareholders),clientes ou consumidores,fornecedores (de capital ou investidores,de matérias-primas,máquinas,tecnologias etc),executivos e funcionários,comunidade,sociedade devem participar proporcionalmente dessa distribuição.

Na verdade,o conceito moderno de empresa reflete uma responsabilidade simultaneamente financeira e social,lucrativa e retributiva. Daí decorre o conceito de responsabilidade social ou responsabilidade corporativa: a empresa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com