TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Cardiovascular

Ensaios: Sistema Cardiovascular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 6

Colégio sagra interativo

Curso: Técnico em enfermagem

Professora: Ivânia

Tema: Doenças do Sistema Cardiovascular

Nome: Shirley Glaycillena

Kátia Samara

Teresina-PI

Doenças do Sistema Cardiovascular

Conceito:

]

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e a artéria, como infarto, acidente vascular cerebral, e também arritmia cardíaca, isquemias, ou anginas. As principais características da doença cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue. Para funcionamento do corpo humano é preciso oxigênio. O sangue sai do coração com oxigênio e atingem todos os órgãos por meio das aterias, depois volta ao coração para se reabastecer de oxigênio. Quando as artérias fecham (aterosclerose), ocorre um infarto na região que não recebeu o oxigênio. Basta não receber oxigênio, para região entrar em colapso.

As causas da aterosclerose podem ser de origem genética, mas o principal motivo para o acumulo e comportamental obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão, colesterol alto e consumo excessivo de álcool são as principais razões para a ocorrência de entupimento das artérias.

A função básica do sistema cardiovascular é de levar material nutritivo e oxigênio das células, e ele é um sistema fechado, sem nenhuma comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba que tem como função de empurra o liquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular.

O Sistema cardiovascular consiste no sangue, no coração e nos vasos sanguíneos, para que o sangue consiga atingir as células corporais. O sistema circulatório é um sistema tubular constituído por uma vasta rede de tubos (vasos) de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo.

É importante frisar que não existe comunicação desse sistema com o meio externo e para que os humores possam circular através dos vasos, há um órgão central, o coração, que funciona como uma bomba contrátil propulsora.

Pelo fato do sistema tubular ser fechado, as trocas entre o sangue a os tecidos vão ocorres em grandes redes de vasos de calibre reduzido e de paredes muito finas, os capilares.

Sintomas

Os Sinais e sintomas devem ser interpretados dentro do contexto clinico no qual parece, pois nem todos são específicos para a doença cardiovascular, pulmonar ou metabólica.

Sintomas: Dor, desconforto no tórax, pescoço, maxila, braços, ou outras áreas que possa resultar a isquemia.

Uma das principais manifestações de doença cardíaca, em particular de doença coronariana.

As características chave que favorecem uma origem isquêmica incluem:

-Natureza: constritora, compressiva, em queimação, “aflitiva” ou “sensação de peso”.

-Localização: subesternal, através da região mediotorácica anteriormente; em ambos os braços, ombros, no pescoço, bochechas, dentes, nos antebraços, dedos, na região interescapular.

-Fatores desencadeantes: exercício ou esforço, excitação, outras formas de estresse, clima frio, ocorrência após as refeições.

As características-chave contra uma origem isquêmica incluem:

-Natureza: dor enfadonha; “como punhalada”, intensa, penetrante, “estocadas” agravadas pela respiração.

-Localização: na área submamária esquerda; no hemitórax.

-Fatores desencadeantes: após ter completado um exercício, desencadeada por um movimento corporal específico.•.

Falta de ar em repouso ou com esforço leve

A dispneia (definida como uma sensação anormalmente desconfortável da respiração) é um dos principais sintomas de doença cardíaca e pulmonar. Ocorre comumente durante o esforço extenuante em pessoas sadias e bem treinadas, e durante um esforço moderado nas pessoas sadias, porém destreinadas. No entanto, deve ser encarada como anormal quando ocorre com um nível de esforço que normalmente não deveria induzir esse sintoma num determinado indivíduo. A dispneia anormal aos esforços sugere a presença de distúrbios cardiopulmonares, em particular disfunção ventricular esquerda ou doença pulmonar obstrutiva crônica.

Palpitações ou taquicardia

As palpitações (definidas como uma percepção desagradável do batimento forçado ou rápido do coração) podem ser produzidas por vários distúrbios do ritmo cardíaco. Esses incluem taquicardia, bradicardia de início súbito, batimentos ectópicos, pausas compensatórias e volume sistólico acentuado que resultam de regurgitação valvular. As palpitações resultam também com freqüência dos estados ansiosos e dos estados com alto débito cardíaco (ou hipercinéticos) tais como anemia, febre, tireotoxicose, fístula arteriovenosa e a denominada síndrome idiopática do coração hipercinético.

Sopro cardíaco conhecido

Apesar de alguns deles serem inocentes, os sopros cardíacos podem indicar doença valvular ou cardiovascular de outro tipo. Do ponto de vista da segurança do exercício é especialmente importante excluir a miocardiopatia hipertrófica e a estenose aórtica como causa subjacente, pois essas estão entre as causas mais comuns de morte cardíaca súbita relacionada aos esforços.

Tratamentos

Para prevenir o aparecimento destas doenças deve:

• Fazer exercício físico,

• Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com