TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Gestão Ambiental

Casos: Sistema De Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

SGA – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: conjunto de ações (procedimentos e controles) e recursos (humanos, fInanceiros, materiais) organizados cuja finalidade é garantir que todos os produtos e atividades da empresa sejam ecologicamente corretos,ou seja, não prejudiquem o Meio Ambiente.

"Norma" é um documento oficial que contém a descrição de um procedimento, atividade ou especificação que deve ser aceita e obedecida por pessoas físicas e/ou jurídicas: leis, determinações da Corporação, regulamento disciplinar de uma escola, especificações técnicas dos clientes, instruções de trabalho e procedimentos padronizados etc....

ISO = Organização Internacional de Padronização

Entidade não governamentalcom sede na Suíça, que elabora normas internacionais, isto é, especificações e procedimentos que devem ser seguidos no mundo inteiro. O Brasil participa da ISO através da ABNT.

A ISO emitiu a norma ISO 14001, especificando os requisitos para a implantação, manutenção, auditoria e melhoria contínua do SGA. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)adotou essa norma como Norma Brasileira, dando-lhe o nome NBR ISO 14001.

Depois que o SGA está implantado e operando ele pode ser certificado, isto é, pode-se obter o reconhecimento oficial de que ele atende os requisitos da norma NBR ISO 14001. Para isso, é necessário contratar uma empresa certificadora, que fará uma auditoria do Sistema. Se ele estiver OK, e essa certificadora recomendará a certificação ao INMETRO, que é o órgão acreditador brasileiro, isto é, é o órgão que valida oficialmente as certificações no Brasil.

POR QUE IMPLANTAR E CERTIFICAR O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO ?

1 – TENDÊNCIA MUNDIAL:

1.1 – Desenvolvimento Sustentável – progredir sempre, mas protegendo o meio ambiente e os recursos naturais para que as gerações futuras tenham condições de sobrevivência.

1.2 – Legislação ambiental cada vez mais rigorosa.

1.3 – Diferencial competitivo – clientes preferem produtos obtidos através de "processos limpos" (processos ecologicamente adequados).

2 – REDUÇÃO DE CUSTOS:

2.1 – Menos desperdícios.

2.2 – Separação dos resíduos e do lixo possibilitando maior reaproveitamento e reciclagem de diversos materiais.

2.3 – Menor custo para disposição final de lixo e resíduos (quando os materiais são reaproveitados e reciclados há menor quantidade de lixo a ser enviado para aterros e para incineração).

2.4 - Procedimentos padronizados reduzem o custo de controles.

2.5 – Melhor aproveitamento de água, energia, combustíveis e matérias-primas.

2.6 – Menor preço do seguro da unidade industrial.

2.7 – Mais facilidade para obter recursos financeiros de bancos e entidades do Governo.

2.8 – Menor risco de acidentes è menor gasto de dinheiro com ações corretivas, horas paradas etc.

2.9 – Menor risco de autuação pelos órgãos ambientais è menor gasto de dinheiro com processos jurídicos e com pagamento de multas.

3 – MELHOR QUALIDADE DE VIDA DENTRO E FORA DA EMPRESA:

3.1 – Pessoas mais conscientizadas sobre a necessidade da preservação ambiental.

3.2 – Ambiente de trabalho mais limpo, mais organizado e mais agradável.

3.3 – Menos poluição e menos lixo na fábrica, na cidade, em casa e no meio ambiente em geral.

4 – MELHORIA DA IMAGEM DA EMPRESA:

Clientes, parceiros, Governo e a comunidade em geral passam a ter uma imagem muito mais positiva da empresa.

RESUMO DOS PASSOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO SGA

POLÍTICA AMBIENTAL DA ORGANIZAÇÃO: é a declaração formal onde a Alta Administração assume oficialmente o compromisso da Organização com a proteção e melhoria do meio ambiente, através da minimização da poluição, do respeito às leis ambientais e da melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental. E todos os colaboradores, cada um em nosso posto de trabalho, podem e devem colaborar para que a Política seja cumprida e dê seus frutos.

IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DA ORGANIZAÇÃO: para definir a melhor forma de preservar o meio ambiente e melhorar continuamente seu desempenho ambiental, a Organização tem que saber exatamente que tipos de impactos ambientais ela está provocando, ou seja, como suas atividades, processos, produtos e serviços estão afetando o meio ambiente em que ela está. Para isso, a Organização deve estudar e identificar todos os tipos de resíduos, lixo, efluentes líquidos (esgotos de processo e sanitário), emissões atmosféricas (gases e vapores), consumos de água e energia e riscos de acidentes ambientais em todas as suas áreas: o resultado desse trabalho são as Planilhas de Aspectos e Impactos Ambientais.

IDENTIFICAÇÃO DAS LEIS E OUTROS REQUISITOS AMBIENTAIS APLICÁVEIS À ORGANIZAÇÃO: depois de conhecer exatamente como está afetando o meio ambiente, ou seja, depois de ter identificado seus aspectos e impactos ambientais, a Organização pode então identificar quais as leis e outros requisitos ambientais aplicáveis à sua unidade. A NBR ISO 14001 exige que essas leis e requisitos sejam constantemente atualizados e que a Organização verifique periodicamente se estão sendo obedecidos.

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL (PGA): é o PLANO DE AÇÃO para atingir os objetivos e metas ambientais. Esse plano estabelece O QUE FAZER, QUEM É RESPONSÁVEL, QUANDO FAZER, COMO FAZER e QUANTO SE VAI INVESTIR. O PGA também tem que definir a responsabilidade e a periodicidade do acompanhamento das ações, isto é, de quanto em quanto tempo se vai verificar a situação das metas e quem vai fazer isso.

ESTRUTURA E RESPONSABILIDADE: todos os empregados, em todos os níveis, sejam operacionais, de apoio, administrativos ou chefias, têm que ter responsabilidades muito bem definidas no SGA, cada um nos seus limites de atuação. A norma ISO 14001 exige que a empresa defina exatamente QUEM FAZ O QUÊ no SGA e que essas responsabilidades sejam divulgadas para todo o time. Por isso, é muito importante a contribuição de todos para que o SGA funcione e a Organização tenha um desempenho ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com