TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Gestão Ambiental

Ensaios: Sistema De Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) corresponde a um conjunto inter-relacionado de políticas, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos de uma empresa que objetiva obter melhor desempenho ambiental, bem como, controle e redução dos seus impactos ambientais. Desempenho Ambiental consiste em resultados mensuráveis da gestão de aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços de uma organização.

A implementação de um SGA constitui a estratégia para que o empresário, em um processo contínuo, identifique oportunidades de melhorias que reduzem os impactos das atividades da empresa sobre meio ambiente, melhorando, simultaneamente, sua situação no mercado e suas possibilidades de sucesso.

São seis os elementos importantes de um SGA:

• 1. Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental;

• 2. Planejamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades;

• 3. Implementação e operação, que são desenvolvimento e a execução de ações para atingir as metas e os objetivos ambientais.

• 4. Monitoramento e correção das ações, que implica o monitoramento e a utilização de indicadores que asseguram que as metas e os objetivos estão sendo atingidos;

• 5. Revisão gerencial, na qual o SGA é revisado pelo comando superior da empresa, a fim de assegurar sua probabilidade, adequação e efetividade;

• 6. Melhoria contínua.

Empresa que adota ao SGA: Gerdau

Uma das grandes preocupações da Gerdau é seu desempenho na área ambiental. Essa preocupação está refletida em suas práticas diárias, nos investimentos para atualização contínua dos equipamentos e nos programas de estímulo à conscientização ambiental.

Seguindo esse princípio, todas as usinas da empresa adotam o Sistema de Gestão Ambiental (SGA, elaborado de acordo com a norma ISSO 14001 e que estabelece a análise de milhares de atividades industriais). O objetivo é garantir todo o acompanhamento do processo, desde a utilização de matérias-primas, passando pela parte industrial e de distribuição de produtos, até a correta destinação dos co-produtos gerados no processo. Além disso, o SGA envolve diretamente os colaboradores, aumentado seu comprometimento com os resultados obtidos na área.

Para a Gerdau, reciclar não é apenas uma iniciativa de proteção ambiental, ela faz parte da sua estratégia de negócios. Por ano, transforma mais de 15 milhões de toneladas de sucata ferrosa em aço, posicionando-a como a maior recicladora da América Latina.

A utilização dessa matéria-prima reduz o volume de material depositado em locais inadequados e diminui o consumo de energia e de outros recursos naturais no processo produtivo do aço, além de minimizar as emissões de gases formadores do efeito estufa, como o CO2 . Ademais, a coleta e o processamento de sucata geram empregos ao longo de uma extensa cadeia de pequenos, médios e grandes empreendedores que se dedicam a essa atividade. Com o objetivo de ampliar ainda mais a coleta de sucata nas regiões onde atua, a Gerdau vem desenvolvendo projetos em parceria com o setor público no Brasil, na Colômbia e no Peru para promover a destinação correta de automóveis, caminhões e ônibus fora de circulação. Além de contribuir para o meio ambiente, essas iniciativas desempenham um importante papel socioeconômico, pois reduzem as despesas dos governos com o armazenamento e geram ainda receita pela venda da sucata, além de criar novas oportunidades de trabalho no processamento dessa matéria-prima. Desde 2010, quando o projeto teve início, já foram recicladas 36 mil toneladas de sucata.

Rigorosas práticas de Gestão Ambiental

O compromisso da Gerdau com o meio ambiente se reflete em suas rigorosas práticas nessa área, certificadas pela norma ISO 14.001, que compõe o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Por meio do SGA, a Companhia monitora todo o ciclo de produção do aço, desde a coleta da matéria-prima até a entrega do produto final e a destinação de coprodutos. Atualmente, 48 plantas industriais possuem ISO 14.001, o que corresponde a 89% do total.

Coprodutos

Por meio de investimentos contínuos, melhorias de processos e estudos em parceria com universidades, entidades de pesquisa e empresas, a Gerdau busca alternativas inteligentes e sustentáveis para aplicação de seus coprodutos. Como resultado dessas iniciativas, em 2012, o índice de reaproveitamento desses materiais alcançou 74,8%.

Ar

Os sistemas de despoeiramento das plantas da Gerdau captam, com elevado nível de eficiência, as partículas sólidas geradas no processo de produção do aço, que posteriormente são transformadas em coprodutos utilizados em outros segmentos da indústria. Em 2012, a Empresa investiu na ampliação e modernização dos sistemas de despoeiramento de usinas no Canadá, na Colômbia e no Chile.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com