TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Gestão Ambiental

Artigos Científicos: Sistema De Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdade Comunitária de Campinas – Unidade I

Centro de Educação à Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Tutor Presencial: Maria Jose Fonseca Diniz

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Campinas/SP

2014

Sumário

Introdução 2

Etapa 1 3

Etapa 2 7

Etapa 3 13

Considerações Finais 20

Referências Bibliográficas...............................................................................................21

Introdução

Nesta ATPS vamos tratar do assunto relacionado a Gestão do Conhecimento e suas dimensões sobre o ponto de vista conceitual, prático e por meio de Benchmarking.

Atualmente o conhecimento é fundamental no contexto organizacional. A informação e o conhecimento são as fontes do poder e riquezas. O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todos os conhecimentos existentes na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertencem também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

De acordo com Nonaka e Takeuchi, a Gestão do Conhecimento deve tornar explicito o conhecimento que decorre da experiência dos indivíduos.

Também iremos falar sobre o Benchmarking que é um método utilizado pelas empresas para melhorar a sua gestão, mediante a realização contínua e sistemática de levantamentos, comparações e análises de práticas, processos, produtos e serviços prestados por outras empresas, normalmente reconhecidos como representantes das melhores práticas.

ETAPA 1:

Passo 1.

Definição do Conceito de Gestão do Conhecimento

Nos tempos atuais, o conhecimento constitui-se em ativo fundamental, principalmente no contexto organizacional. Não é mais suficiente se ter tecnologia quando não se tem o conhecimento, já que a tecnologia é fácil de serem copiadas, as empresas que detêm o conhecimento e que propiciam ambientes para a sua criação, são as que irão apresentar vantagem competitiva e inteligência organizacional, nesta nova Sociedade do Conhecimento.

O conceito de Gestão do Conhecimento surgiu no início da década de 90 e, segundo SVEIBY (1998, p. 3), “a Gestão do Conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional. Faz parte da estratégia empresarial.” Para Castanha (2004), “o conhecimento e a sua gestão como instrumentos que possibilitam que uma organização atinja uma vantagem competitiva, e, sobretudo uma vantagem competitiva sustentável.” Davenport e Prusak (1998), “A Gestão do Conhecimento refere-se ao conjunto de processos de criação, uso e disseminação do conhecimento na organização.” Teixeira Filho (2000),” Gestão do Conhecimento pode ser considerada como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento”. Fleury e Oliveira Junior (2001), “A Gestão do Conhecimento corresponde a uma atividade cuja finalidade é identificar, desenvolver e atualizar o conhecimento estratégico relevante para a organização”. Terra (2005), “Gestão do Conhecimento busca estabelecer as principais políticas, ferramentas gerenciais e tecnológicas, entre outros, para um melhor entendimento dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento e uso de conhecimento estratégico”.

A Gestão do conhecimento, em inglês, Knowledge Management, é uma disciplina que auxilia empresas e/ou pessoas a compartilhar e administrar o conhecimento. Esse conceito surgiu com a contribuição de vários pesquisadores, no Japão como exemplo, por Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, começaram–se assim a fazer parte do novo conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas.

Pensar na Gestão do Conhecimento, atualmente é pensar que se trata da identificação do que se sabe, ou do que se deve saber dentro da organização. É o criar, capturar, arquivar, organizar, sistematizar, disseminar e aplicar o conhecimento e as informações entre os colaboradores com interesses e necessidades similares para criar inovação e gerar retorno para a empresa (CHIAVENATO, 2008). O sucesso das empresas não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, mais sim da sua capacidade de produzir ideias e soluções criativas e inovadoras. Ser criativo é ter ideias novas - e ser inovador é tornar úteis estas idéias novas. Uma empresa na qual o conhecimento vale muito e as máquinas pouco representam: a Microsoft. A empresa de Bill Gates possui um ativo tangível (máquinas, equipamentos, prédios) de US$ 37 bilhões e um ativo intangível (o conhecimento) de aproximadamente US$ 300 bilhões. Para se manter num mercado cada vez mais competitivo a Google demonstra através das suas práticas a importância da Gestão do Conhecimento para uma organização. Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas usam os produtos do Google para achar informações na internet, o que representa a proporção de um em cada seis habitantes do planeta. A combinação de inovação, tecnologia pura, relação íntima com os consumidores, rapidez, informalidade, reputação e crescimento meteórico baseado na conquista das melhores cabeças espalhadas pelo mundo transformaram o Google no símbolo do que é a Empresa.

É neste sentido que as práticas de gestão do conhecimento são cada vez mais aplicadas pelas empresas. Tais práticas incluem a criação e aplicação do conhecimento, visando a inovação nos produtos, serviços e métodos de gestão; a organização do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com