TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Gestão Ambiental

Relatório de pesquisa: Sistema De Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1 Aula-tema: A empresa, o Meio Ambiente e a Gestão Ambiental.

Passo 1

Ler os artigos a seguir. Em seguida, discutir com a equipe o resultado de seu estudo, cujoconteúdo foque seu nível de compreensão sobre o assunto.

Passo 2

Assistir ao vídeo “Uma Verdade Incoveniente”, de Al Gore. BENDER, Laurence; DAVIDLaurie. Uma verdade Incoveniente - um aviso global. [Filme-vídeo], uma produção deLawrence Bender, Scott Burns, Scott Z. Burns, Laurie David; direção de Davis Guggenheim.Estados Unidos, 2006. Documentário. Colorido, Participant Productions, 96 min. Questões Ambientais.

Passo 3

Relatório de Poluição Atmosférica

Considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem-estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora, ou seja prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade (Conselho Nacional do Meio Ambiente, Resolução n° 03/90). Os poluentes atmosféricos existem sob a forma de gases e de partículas e podem ser naturais e artificiais, provenientes de fontes fixas (indústrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo, vulcões) e móveis (veículos automotores, trem, avião, embarcação marítima). Dentre os poluentes naturais, estão as cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre, partículas do solo ou gotículas de água salgada do mar, partículas e gases de incêndios florestais e os grãos de pólen. Os poluentes artificiais, produzidos pelas atividades humanas e "jogados na atmosfera", são, na sua grande maioria, aqueles produzidos pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) ou recicláveis (lenha, álcool, etc.). A cada ano, os países industrializados geram milhões de toneladas de contaminantes. Os contaminantes mais comuns e amplamente dispersos são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono ou as partículas em suspensão. O nível de poluição é medido pela concentração de contaminantes (microgramas por metro quadrado de ar ou, no caso dos gases, o número de moléculas de contaminantes por milhão de moléculas de ar). A natureza utiliza recursos para proteger-se da poluição atmosférica, mas eles são limitados. Os principais processos que atuam na natureza, provocando a neutralização, a diluição ou a eliminação dos poluentes atmosféricos são: a dispersão, a precipitação, as transformações químicas e a assimilação biológica, que são forças naturais que atacam esses componentes ‘estranhos’ mas devidos a altos índices de poluição essas forças as vezes não são o suficiente.

Passo 4

Carta de ações preventivas de combate à poluição

Devido aos limites dos recursos da natureza, cabe a cada um de nós a responsabilidade de ajudá-la nesse processo, adotando medidas em nosso cotidiano para evitar ou moderar a poluição de nossa própria cidade, de nosso país e, até, do mundo como um todo. Podemos iniciar pela escolha do nosso veículo, privilegiando os que utilizam álcool como combustível, por ser reciclável e gerar menos poluentes. Além disso, é necessária uma manutenção periódica para manter o motor do veículo regulado e, desta forma, emitir menos poluentes. Igualmente, andar um pouco mais a pé, de bicicleta e priorizar o transporte público, ao invés de tirar o carro da garagem toda vez que temos de nos locomover a pequenas distâncias. Agindo assim, além de gastar menos combustível e poluir menos, estaremos contribuindo para reduzir os congestionamentos tão frequentes em nossas cidades, cooperando também com a nossa própria saúde. Como vivemos em uma cidade onde há uma vasta cadeia de indústrias também ajuda muito a racionalização do processo industrial, no sentido de obter maior quantidade de produtos utilizando a mesma quantidade de matéria-prima. Vale lembrar que, na maioria das vezes, a poluição é resultado de desperdícios, seja de matéria, seja de energia. Outra forma de contribuir para o meio ambiente é criando cooperativas de reciclagem que visam o reaproveitamento e separação do lixo. Visto que a sociedade em que vivemos apresenta expectativas reais e idôneas, e que acredita em um futuro melhor, apresentamos a referida carta de ações preventivas.

Att

Alunos Engenharia Civil

Faculdades Anhanguera de Taubaté

ETAPA 2 - Aula-tema: princípios da série ISO-14000.

Essa atividade é importante para obter conhecimento sobre a Lei de Crime Ambiental, bem como, desenvolver a prática da responsabilidade social nas questões ambientais.

Passo 1

Promover um debate, entre seus colegas de equipe sobre noções de Auditoria Ambiental com foco para a Responsabilidade Social e reparo ao dano ecológico.

Um instrumento de gestão, como a Auditoria Ambiental tem o intuito de fiscalizar e limitar o impacto de suas atividades sobre o Meio Ambiente.

Auditorias Ambientais têm como objetivo detectar problemas ou oportunidades em áreas ou atividades como:

• fontes de poluição e medidas de controle e prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com