TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestorio

Ensaios: Sistema Digestorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DIGESTÓRIO

O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso composto pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Os órgãos desse sistema propiciam a ingestão e nutrição de tudo que ingerimos, permitindo a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas que não serão utilizadas pelo nosso organismo.

Boca

A boca é a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo. Nela se encontram os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas. Nessa fase da digestão, a língua tem um importante papel: além de auxiliar na diminuição e diluição do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produção de saliva.

Faringe e Esôfago

A faringe localiza-se no final da cavidade bucal e é uma estrutura comum aos sistemas digestório e respiratório. Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e

é direcionado para o esôfago. Lá, movimentos peristálticos permitem que o bolo seja direcionado ao estômago. Tal processo mecânico permite, além desta função, misturá-lo aos sucos digestivos. O esôfago se localiza posteriomente à traquéia começando na altura da 7ª vértebra cervical. Perfura o diafragma pela abertura chamada hiato esofágico e termina na parte superior do estômago. Mede aproximadamente 25 centímetros de comprimento.

Estômago

O estômago é uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das últimas costelas. É um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Sua função principal é a digestão de alimentos protéicos. Durante, aproximadamente, três horas, água e sais minerais são absorvidos nesta cavidade. O restante, agora denominado “quimo”, segue para o intestino delgado.

Intestino Delgado

No intestino delgado ocorre a maior parte da digestão e absorção do que foi ingerido. Este órgão é compreendido pelo duodeno, jejuno e íleo, e o processo se inicia nessa primeira porção. A porção superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, esfíncter muscular da parte inferior do estômago pela qual este esvazia seu conteúdo no intestino.Nesse órgão, com auxílio do suco intestinal, proteínas se transformam em aminoácidos, e a maltose e alguns outros

dissacarídeos são digeridos, graças a enzimas como a enteroquinase, peptidase e carboidrase.

Intestino Grosso

O quilo se encaminha para o intestino grosso. Este é dividido em apêndice, cólon e reto. Esse órgão absorve água e sais minerais e direciona a parte que não foi digerida do quilo para o reto, a fim de que seja eliminada pelas fezes. Bactérias da flora intestinal permitem a produção de vitaminas, como as K e B12. O intestino grosso apresenta algumas diferenças em relação ao intestino delgado: o calíbre, as tênias, os haustros e os apêndices epiplóicos.

O intestino grosso é mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com