TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional

Casos: Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

1) Explique como foi o desenvolvimento do UNIX por Kem Thompson/Ritchie ?

R: Kem Tompson reescreveu o UNIX numa linguagem por ele desenvolvida, a linguagem “B”. Devido a debilidade da “B”, Dennis Ritchie projetou uma linguagem para suceder o “B”, a linguagem “C”, e escreveu um excelente copilador para ela. Juntos Thopson e Ritchie reescreveram o UNIX. Juntos publicaram m artigo sobre o Unix que ganhou o maio premio de ciência de computação tornando o UNIX popular, principalmente em universidades se tornando licenciado a muitas.

2) Explique porquê para os fabricantes é relativamente barato usar o Unix (derivado do BSD) ?

R: Para os fabricantes é relativamente barato usar o UNIX pois eles adquirem a licença do código fonte do UNIX e escrevem somente o copilador em C e uma parcela em assembly para tratamento de rotinas de entrada e saída e outras funções especificas do hardware.

3) Quais são os fatores que fizeram com que o Unix ganhasse popularidade ?

R: Devido a ser portátil, fornece aos usuários primitivas que permitem que programas complexos sejam construídos de apartir de primitivas simples, usa um sistema de arquivos hierárquico de fácil manutenção e implementação, fornece uma interface consistente para dispositivos periféricos, sistema usuário e multiarefa cada usuário pode executar vários processos concorrentes, ser pequeno, ser flexível, ser barato, ser eficiente, roda em muito mais arquiteturas do que qualquer outro sistema operacional conhecido e domina quase que completamente o mercado de sistema operacionais para estações de trabalho e para minicomputadores, além de notebooks até supercomputadores.

4) Faça um pequeno resumo do surgimento do Linux.

R: O Linux é uma versão gratuita distribuída do primeiro UNIX, foi desenvolvido para fins didáticos, foi desenvolvida com a ajuda de muitos programadores UNIX do mundo todo e especialistas na Internet o Linux é coberto pelo que é conhecido como GNU.

5) O que vem a ser GPL ? Explique ;

R: GNU General Public Licence ou GLP. A GLP permite permite que as pessoas vendam e tenham lucro com o software gratuito, mas não permite que elas restrinjam o direito de outros na distribuição do software de qualquer maneira.

6) Defina formalmente o conceito de um Sistema Operacional ?

R: Um sistema operacional é uma coleção de programas que inicializa o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, entrada e saída e mantem a integridade do sistema.

7) Quais são os principais objetivos do Sistema Operacional ?

R: Interpretação de comandos, gerencia usuário, tarefas, recursos, arquivos e User interface.

8) Quais são os Serviços oferecidos pelo Sistema Operacional ?

R: Meios para que m programa seja carregado e executado, sistema de arquivos para permitindo ler criar e distribuir arquivos, interface de arquivos periférico(impressoras, fitas, discos e etc), meios para armazenar e manter o estado do sistema, mecanismo de compartilhamento de hardware por usuários.

9) O que são “chamadas de sistema” ?

R:É a forma como os programas solicitam os serviços ao Sistema Operacional, conhecida como a interface entre o programa que estão rodando na camada de aplicação e o sistema operacional.

10) O que é um sistema em lote “batch”?

R: O comando que permite agendar uma execução de comando sem data marcada, assim que a carga do comando permitir. Da mesma forma que no comando at, eventuais resultados (stdout) das execuções são encaminhados via e-mail ao usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com