TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema cardiovascular e nutrição

Projeto de pesquisa: Sistema cardiovascular e nutrição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho tem como intuito ordenar e promover ações de atenção integral à saúde da pessoa adulta e idosa, seja ele homem ou mulher,criança ou infanto juvenil com vistas à prevenção e ao controle de agravos crônicos não transmissível, como Diabetes Mellitus, a Hipertensão Arterial, o Tabagismo e a Obesidade, para uma vida longa, ativa e saudável, além de outras patologia que devem ser tratadas e descobertas o quanto antes.

Sistema Cardiovascular e Nutrição

Hábitos alimentares saudáveis reduzem significativamente as chances de se desenvolverem doenças cardíacas. A posição da American Dietetic Association (ADA) é que crianças entre 2 e 11 anos devam ter uma alimentação saudável e ter atividade física regular para promover um ótimo desenvolvimento físico e cognitivo, atingir um peso saudável e reduzir o risco de doenças crônico-degenerativas (DCD), como as doenças coronarianas, câncer, acidentes vasculares cerebrais e osteoporose.

A obesidade infantil tem se mostrado como forte influência na morbimortalidade do adulto, e crianças com excesso de peso tendem a ser adultos obesos, o que aumenta as suas chances de terem doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes mellitus do tipo II, osteoartrite e alguns tipos de câncer.

Sistema Renal e Nutrição

Bexiga, Cálculos renais, diurético natural, doenças renais, infecção urinária, insuficiência renal, Pedras nos rins, Rins, Sistema urinárioO sistema urinário tem como função a formação, armazenamento e a excreção de urina. O equilíbrio dos componentes do sangue que é essencial à vida também depende deste sistema em particular dos rins. Cabe aos rins equilibrar os componentes do sangue através da filtragem de substâncias nocivas que se encontram no sangue posteriormente envia-las para serem excretadas.A formação e excreção de urina são o conjunto de mecanismos fisiológicos utilizados para a remoção de substâncias inúteis ou prejudiciais ao nosso organismo, além de promover a eliminação dos resíduos que resultam do metabolismo. A excreção é também responsável pela regulação da concentração dos iões e controlo do volume de água no organismo.Forma-se assim no organismo um equilíbrio funcional que recebe o nome de equilíbrio homeostatico. Podemos assim verificar que no corpo humano, um dos principais mecanismos de excreção é feito pelo sistema urinário através da urina. Assim, é de extrema importância que este sistema e os seus órgãos constituintes funcionem perfeitamente. Para tal uma dieta equilibrada é imprescindível.

A dieta é de extrema importância para o tratamento e/ou prevenção de doenças com pouca gravidade associadas ao sistema urinário. A dieta pode ainda ser extremamente útil no caso de doenças mais graves pois, uma dieta equilibrada e controlada pode ajudar a diminuir a necessidade de diálise ou de transplante assim como substituir tratamentos dolorosos e prolongados.As doenças do sistema urinário, em particular as renais, quando não são tratadas devidamente ou prevenidas podem limitar a capacidade e funções dos órgãos urinários assim como causarem lesões nestes. Deve-se ainda ter em conta que cada uma das doenças renais têm indicações dietéticas próprias e como iremos ver mais à frente alguns alimentos que favorecem determinado órgão podem prejudicar outro se também estiver debilitado.

Doenças, Tratamento e Prevenção

Um dos problemas renais mais comuns é os cálculos renais (as comuns pedras nos rins). A melhor forma de evitar esta doença é beber muita água ou a quantidade de água recomendada. As pessoas com tendência a esta doença são aconselhadas que bebam entre dois a três litros de água por dia com o fim de prevenir desidratação (as pedras podem ainda ter origem em infecções urinárias ou por doenças como a Gota, anomalias congénitas ou a leucemia) que favorecem a acumulação de substâncias que constituem as pedras que se depositam nos rins. Ao contrário do que se pensava até há poucos anos atrás, diminuir a ingestão de alimentos com cálcio (como os lacticínios) não evita a formação de pedras mas sim deve-se reduzir o consumo de alimentos ricos em oxalatos como por exemplo os espinafres, chocolate, amendoins, morangos e beterraba e aumentar o consumo de cálcio com o fim de evitar a absorção do oxalato.Nas doenças renais menos comuns e mais graves como as insuficiências renais crónicas, o avanço da doença e deterioração dos rins também pode ser travado com uma alimentação saudável segundo alguns especialistas. É recomendado aos doentes com um peso normal que consumam diariamente 35kcal por cada kg do seu peso tendo que ser metade destas kcal Lípidos.

O potássio também deve ser restrito quando se sofre de doença renal grave. Rins debilitados não conseguem eliminar o excesso de potássio e este em excesso afecta os tecidos muscular nomeadamente o coração. Deve-se assim evitar o abacate, a banana, laranja, o caramelo, bebidas à base de leite em pó, chocolate, leguminosas, café instantâneo, sementes e frutos secos. Contudo os cereais integrais, leguminosas e alguns vegetais e frutos ricos em potássio podem ser consumidos se forem cozinhados e escorridos porque o potássio é destruído durante a cozedura. Em pessoas saudáveis o potássio é aconselhado pois age como um diurético estimulando os rins a aumentarem a produção de urina e como os rins estão saudáveis o excesso é eliminado sem problemas.O sal e o sódio também devem ser reduzidos porque rins debilitados não conseguem controlar os níveis de sódio e quando existe um excesso de sódio no organismo este vai provocar sede fazendo com que o indivíduo beba água para o eliminar. O problema é que rins debilitados não conseguem eliminar o sódio do organismo por isso os líquidos vão sendo retidos e depositados nos tecidos causando edemas.

É ainda aconselhado aos doentes com doenças renais que reduzam o consumo de proteínas pois esta redução irá aliviar os sintomas da doença porque a maioria destes sintomas dá-se quando as substancias produzidas pelo fígado ao metabolizarem as proteínas, não são excretadas pelos rins que estão debilitados. Assim, para diminuir o trabalho dos rins é sugerido aos pacientes que ingiram somente pequenas porções de alimentos como a carne o peixe ou os lacticínios, as porções necessárias para suplantar as necessidades diárias.O café e o álcool são totalmente desaconselhados quer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com