TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Despoeiramento

Por:   •  13/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Com o aumento das restrições impostas pelos tratados internacionais e leis ambientais que restringem a quantidade de poluentes emitidos por indústrias, as siderúrgicas de todo o mundo tiveram que adaptar seus processos produtivos de modo a não poluírem o meio ambiente além dos limites impostos pela legislação ambiental. Um dos grandes responsáveis pela redução da poluição antes gerada pelos siderúrgicos são os sistemas de despoeiramento que são responsáveis pelo processo de exaustão e limpeza dos gases gerados na produção do aço, evitando que estes gases sejam lançados com excessos de partículas em suspensão diretamente na atmosfera.

Objetivo

O principal objetivo do sistema de despoeiramento é evitar que material particulado, como poeiras, fumaças, fumos e névoas em suspensão, produzidos nas atividades e operações industriais sejam lançados diretamente para a atmosfera, ou seja, reduzindo a poluição ambiental gerada nos processos de produção. Os sistemas de despoeiramento retêm as partículas poluentes do ar, separando o material contaminado, purificando-o e lançando-o à atmosfera novamente o ar filtrado e puro minimizando os impactos ambientais e/ou de riscos de segurança aos trabalhadores e ao patrimônio.

Pó de Aciaria do Forno Elétrico

Chegando ao seu destino, o Pó de Aciaria do Forno Elétrico passa por um processo chamado Lixiviação, Torrefação e Eletroextração e através deste processo é realizado a recuperação do zinco existente neste Coproduto.

Já o pó de aciaria do Forno Panela por não ter aplicação, é disposto em aterro de resíduos industriais perigosos, que após pré-tratamento se tornam não reativos e não inflamáveis com baixo teor de solventes, óleos ou água.

Processo de recuperação do Zinco

Produtos em Zinco

Todo o zinco contido no pó é reaproveitado e o restante é transformado em produtos para a construção civil

Conclusão

Concluímos que o objetivo final destes sistemas é evitar que material particulado, como poeiras, fumaças, fumos e névoas em suspensão produzidos nas atividades industriais é de reduzir a poluição ambiental atendendo às diversas leis de proteção ao meio ambiente.

Assim sendo, análises refinadas deste sistema são necessárias para otimização de um processo, reduzindo custos de fabricação e gerando maior obtenção de lucro.

O compromisso da Empresa com o meio ambiente se reflete em suas rigorosas práticas nessa área certificada pela norma ISO 14001 que compõe o sistema de gestão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com