TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Jogo do Livro Voleibol Sistemas e táticas

Por:   •  10/11/2019  •  Resenha  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA

Sistema de Jogo do livro Voleibol: Sistemas e táticas

O capitulo I denominado Sistema de Jogo do livro Voleibol: Sistemas e táticas de Adilson Baiano têm como principal objetivo mostrar os sistemas de jogos utilizados nas táticas que atuam no Voleibol, o autor diz que estes sistemas são conhecidos como Sistema de Ataque que são articulados em uma equipe de seis jogadores em quadra, entre levantadores e atacantes.

        O sistema do jogo evoluiu de forma gradativa, sendo analisado as habilidades técnicas de cada jogo, para ser utilizado como em trabalho de equipe. Isto definiu as posições de cada jogador, inclusive na função do líbero (jogador que não possui posição específica e pode corrigir alguma falha de seus companheiros no jogo, até mesmo a de ataque) e a divisão técnica, formando assim um sistema equilibrado na condução do jogo.

        O autor destaca que uma das funções mais importantes do jogo é o levantador, que tem como fundamento específico o toque, arma e distribui as jogadas, e atua no sistema defensivo, assumindo o cumprimento de seus deveres como todos os outros jogadores. A articulação e distribuição de jogadas realizadas com qualidade levarão a um domínio técnico que será atuante nas Zonas de Levantamento.

        A posição de cada jogador é articulada da seguinte forma: P1 – Defensor da saída ou esquerda (D1); P2 – Atacante da saída ou oposto (S ou O); P3 – Atacante do meio (M); P4 – Atacante de ponta ou ponteiro (P); P5 – Defensor da ponta ou esquerda (D5); P6 – Defensor  do meio ou pivô (D6). Os jogadores ocupam a posição P2, P3 e P4 são os atacantes que fazem parte da chamada Zona Ofensiva e os que ocupam as posições P1, P5 e P6 são os que atuam na Zona Defensiva.

        Destaca-se as regras 7.4.1 que diz: os jogadores que fazem parte da zona ofensiva deve se encontrar dentro da linha de três metros, formando a linha de ataque. E a regra 7.4.2 diz: que os jogadores da defensiva devem ficar 3 metros da linha de defesa, porém, mais afastados da rede do que os jogadores da ofensiva. Cada jogador tem uma postura em sua posição para melhor fazer suas defesas ou ataques.

        O autor salienta que cada jogador deve ter conhecimento de sua posição principalmente no Sistema de Recepção. Ainda relata, que esse conhecimento deve existir devido aos rodízios que são realizados na equipe, e todos precisam estar atentos para que não venham cometer faltas causando perda para equipe. A movimentação dos jogadores na quadra ocorre no sentido horário e a marcação da sequencia do rodízio de saque é anti-horário.

        De acordo o sistema de jogo eles são conhecidos como: - Sistema 6X6 ou 6X0; Sistema 3X3; Sistema 4X2 Simples; Sistema 4X2 com Infiltração; e Sistema 5X1. Durante a evolução dos sistemas, houve o Sistema 2X4, deixado de lado por ser considerado ultrapassado. Logo, as Zonas de Levantamento é diferenciado em cada sistema e se articulam da seguinte forma: Sistema 6x0 e 3X3 (encontrado na zona de levantamento na P3); Sistema 4X2 (a zona de levantamento é na P2); Sistemas 4X2 com infiltração (a zona de levantamento deste sistema é a P2[1/2]) Sistemas 5x1 (encontra-se duas zonas de levantamento nesse sistema: a primeira quando o levantador está na zona defensiva, sendo P2(1/2), e quando o levantador está posicionado na zona ofensiva, é a P2). Destaca-se que a eficiência destes sistemas utilizados nas situações específicas são conhecidos como Troca de Posições e Infiltrações.

        Logo, a Troca de Posição ocorre quando um ou mais jogadores trocam uma ou mais posições entre si dentro da mesma zona ofensiva ou defensiva. As trocas nas zonas ofensivas são chamadas de trocas ofensivas e nas zonas defensoras de trocas defensoras. Logo, há critérios que são utilizados para não comprometer o Sistema de Recepção e causar faltas.

        Já, a Infiltração é uma situação realizada exclusivamente pelo levantador nos Sistemas 4X2 com infiltração e 5X1. Isto caracteriza pela troca de zonas, da defensiva para ofensiva, para que se realize o levantamento, ocorrendo quando está posicionado na zona defensiva, havendo então três ataques na rede. A infiltração pode ocorrer de duas formas, de acordo ao posicionamento do levantador e seu correspondente no sistema de recepção, sendo Infiltração aberta (utilizado quando o correspondente ao levantador está envolvido na formação da recepção, posicionando então para receber o saque) e Infiltração fechada, (ocorre quando o correspondente não está envolvido na formação da recepção, podendo então resguardar-se e esconder-se da bola enviada no saque). Ressalta-se que na Infiltração os jogadores devem ficar atentos para não comprometer o sistema de recepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com