TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Tratamento de Água

Por:   •  28/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.840 Palavras (12 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 12

“Sistemas de Tratamento de Água.”

Sumário

  1. Introdução.
  1. Fontes de Água.
  1. Processo de Tratamento.
  1. Tipos de Tratamentos.
  1. Controle de Corrosão em Águas Industriais.
  1. Desaerador de Vapor.
  1. Referências Bibliográficas.

Introdução

Este trabalho abordará sobre a água para o consumo humano e para o uso nas industrias.

Onde a água é aquerida e ou captada, onde e como são os processo de tratamento, como ela é transportada e armazenada para o seu uso nas cidades e nas industrias.

 

Fontes de Água

A água para consumo público ou privado pode ser obtida de diversas fontes:

Água subterrânea profunda - aquela que emerge de alguns poços localizados profundamente no subsolo. Esta terá sido filtrada naturalmente pelas camadas de solo e de rochas, sendo normalmente rica em carbonatos e em cálcio, magnésio, cloretos, além de pequenas quantidades de ferro ou de manganês, o que torna esta água especialmente agradável para beber e cozinhar. Se as dosagens dos elementos químicos forem excessivas para o consumo humano elas podem requerer algum tipo de tratamento especial.

Água de lagos e reservatórios elevados - localizados na superfície terrestre, em áreas elevadas, onde são restritas as possibilidades de contaminação, se forem devidamente protegidas.

Águas de rios, canais e reservatórios de planície - na superfície terrestre, em áreas mais baixas, onde são maiores as possibilidades de poluição ou de contaminação. Nesses casos o tratamento, numa Estação de Tratamento de Água pode ficar mais complexo e caro.

A água percorre as seguintes etapas, para chegar às casas e indústrias:

• Captação (coleta)

• Adução (transporte)

• Tratamento

• Armazenamento

• Distribuição

Processo de Tratamento

Na Estação de Tratamento de Água ou também abreviado como “ETA”. É um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte, para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abasto. Antes que a água vá para o sistema de distribuição através de adutoras, ela passa por um processo de tratamento com várias etapas.

O processo de tratamento utiliza processos físicos e químicos para que a água adquira as propriedades desejadas que a tornem própria para o consumo.

As estações utilizam grandes formas para deter impurezas maiores como vegetais, depois disso a água segue para uma etapa de floculação quando através de agentes químicos, como o sulfato de alumínio, as partículas de sujeira se aglomerarem e em seguida decantarem no fundo de um tanque.

Em seguida a água passa por uma etapa defiltração, passando através de filtros compostos por carvão, areia e cascalho. Por final, recebe aditivos químicos a qual corrige a acidez da água, o cloro que age como desinfetante e o fluor que é adicionado para reduzir o problema com cáries na população.

Dependendo da fonte da água, uma grande variedade de técnicas poderá ser empregada para esse fim.

A imagem a seguir é de um Sistema de Tratamento de Água.

[pic 1]

Tipos de Tratamento

Existem varios tipos de processo de tratamento de água são:

Separação / Filtração - embora não sejam suficientes para purificar completamente a água, é uma etapa preliminar necessária.

Filtros de Areia Rápidos - o uso de filtros de areia de acção rápida, é o tipo mais comum de tratamento físico da água, para os casos de água de elevada turvação. Em casos em que o gosto e o odor possam vir a constituir um problema, o filtro de areia pode incluir uma camada adicional de carvão activado. Recorde-se que os filtros de areia ficam obstruídos após um período de uso e devem ser lavados.

Filtração com Carvão - Utiliza-se ocasionalmente carvão ativado como meio filtrante, pois geralmente os leitos de carvão são procedimentos de areia e serem como proteção para os leitos de troca iônica. O carvão ativo absorve traços de cloro ou oxidantes que podem prejudicar a resina catiônica e produtos orgânicos que obstruem fortemente resinas aniônicas básicas. O carvão ativo também pode ser utilizado para remover sabores, odores e outras impurezas. Para remoção do cloro: capacidade infinita, não precisa de processo regenerador do carvão. Para remoção de material orgânico dissolvido: capacidade finita.

Desinfecção - A maior parte da desinfecção de águas no mundo é feita com gáscloro. Porém, outros processos tais como hipoclorito de sódio, dióxido de cloro,ozônio ou luz ultravioleta, também são utilizados em menor escala, dada a complexidade, alto custo e eficácia aquém das necessidades sanitárias do mundo atual. Antes de ser bombeada para os tanques de armazenamento e para o sistema de distribuição aos consumidores, equipamentos de cloração garantem a manutenção de uma quantidade de cloro residual, que continua exercendo a sua função de desinfectante até o destino final. A cloração de águas para consumo humano é considerada um dos maiores avanços da ciência nos últimos dois séculos, podendo ser comparada com a descoberta da penicilina ou mesmo a invenção do avião.

Coagulação ou Floculação - Neste processo as partículas sólidas se aglomeram em flocos para que sejam removidas mais facilmente. Este processo consiste na formação e precipitação de hidróxido de alumínio (Al(OH)3) que é insolúvel em água e "carrega" as impurezas para o fundo do tanque.

Primeiramente, o pH da água tem que ser elevado pela adição ou de uma base diretamente, ou de um sal básico conhecido como barrilha (carbonato de sódio):

• Base: NaOH(s) → Na+(aq) + OH-(aq)+ (5) = 78(N3)

• Sal básico: Na2CO3(s) → 2 Na+(aq) + (CO3)2-(aq)= 32+(Ho6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (407.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com