TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Alta Disponibilidade

Casos: Sistemas De Alta Disponibilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

Alta Disponibilidade - Introdução

Definição de Alta Disponibilidade

Alta Disponibilidade (AD) é a capacidade de um sistema para executar a sua função de forma contínua (sem interrupção) por um período de tempo significativo e superior ao que a fiabilidade dos seus componentes individuais poderia sugerir. Então, a AD é um equilíbrio entre o custo da inactividade e o custo das medidas de protecção que estão disponíveis para evitar ou reduzir o tempo dessa mesma inactividade.

O termo Alta Disponibilidade, quando aplicado a sistemas informáticos, significa que a aplicação ou serviço em questão está permanentemente disponível, independentemente da hora do dia, local ou outros factores que possam influenciar a disponibilidade de tal recurso.

Em geral, a AD é a capacidade de continuar o serviço por períodos muito longos sem interrupções. Assim, AD é uma abordagem ao planeamento e implementação de sistemas e dos serviços a eles associados, que assegura um nível de desempenho operacional previamente combinado será cumprido durante um período de medição contratual.

Os sistemas de AD devem proteger as empresas de dois tipos de possíveis falhas: falhas no sistema e falhas do site. Embora as verdadeiras soluções AD devam proteger contra estes dois tipos de falhas, os sistemas AD são normalmente considerados como os que tratam da protecção contra as falhas no sistema, enquanto as falhas no site são normalmente tratadas por um sistema de Disaster Recovery (DR).

A Alta Disponibilidade pode também ser vista como a característica de um sistema para se proteger ou recuperar de interrupções menores num curto espaço de tempo com meios amplamente automatizados. Não importa se as falhas que causam as interrupções menores estão nos próprios sistemas, no ambiente ou se são o resultado de erros humanos. No caso de uma interrupção deste tipo, os sistemas altamente disponíveis têm a opção de abortar as sessões em curso, ou seja, o utilizador irá sentir a falha, mas é suposto que voltem a disponibilizar o serviço novamente, num curto espaço de tempo.

Diferentes empresas e diferentes negócios terão diferentes níveis de risco associados à perda de dados e potencial tempo de inactividade. Existe uma grande panóplia de soluções técnicas que podem ser usadas para fornecer vários níveis de protecção relativamente às necessidades específicas de cada um desses negócios. A solução ideal não teria tempo de inactividade e não permitiria a perda de dados. Essas soluções existem, mas são caras, e os seus custos devem ser ponderados em face do potencial impacto para os negócios causado por um desastre e os seus efeitos.

Algumas tecnologias típicas para se conseguir a AD incluem fontes de alimentação redundantes, poderosos sistemas de refrigeração para servidores, sistemas de disco RAID (Redundant Array of Inexpensive/Independent Disks), clusters de servidores, várias placas de rede e routers redundantes para as redes.

Mas além de toda esta complexidade temos ainda que adicionar a globalização dos negócios, o que implica que não há "tempo de pausa" ou "fora das horas de expediente" tão essenciais para a manutenção destes sistemas informáticos. Portanto, os - o sangue vital da organização - devem estar disponíveis em todos os momentos: dia ou da noite durante a semana, ou feriado, local ou dia de trabalho. A expressão “24×7×sempre” descreve eficazmente a disponibilidade dos sistemas informáticos empresariais e é tão popular que até está a ser utilizada na linguagem comum para descrever entidades não-computacionais, tais como o 112 e outros serviços de emergência.

Há uma ideia generalizada de que Alta Disponibilidade significa 24x7 e é apenas necessária para as empresas que operam 24x7, mas isso nem sempre é verdade. Existem algumas empresas que, apesar de não funcionarem 24x7, requerem que os seus sistemas estejam sempre disponíveis.

Importância da Alta Disponibilidade

O aumento da procura na Internet de aplicações críticas para o negócio

A importância da AD varia conforme as aplicações; as bases de dados e a Internet têm possibilitado uma colaboração a nível mundial e a partilha de informação, estendendo o alcance das aplicações de base de dados a todas as organizações e comunidades. Este alcance enfatiza a importância da alta disponibilidade de soluções de gestão de dados.

Tanto as pequenas empresas como as empresas globais têm utilizadores em todo o mundo que necessitam de acesso aos dados 24 horas por dia. Sem esse acesso aos dados, as operações podem parar e, consequentemente, perderem-se receitas.

No entanto, a necessidade de proporcionar níveis crescentes de disponibilidade continua a acelerar à medida que as empresas reestruturam as suas soluções para ganhar vantagem competitiva. Na maioria das vezes, estas novas soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com