TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação Operacional

Exames: Sistemas De Informação Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Neste trabalho vamos descrever os sistemas de informação que podem ser classificados de acordo a informação que será processada. Desta forma, a classificação dos sistemas de informação geralmente é feita de acordo com a pirâmide empresarial, composta pelos níveis estratégicos das organizações.

Esta pirâmide mostra que nas organizações as informações têm níveis diferenciados e dependendo da importância que ela tem ou da forma que ela deve ser gerenciada, torna-se necessário classificá-la a fim de um melhor gerenciamento.

Os sistemas de informação de acordo com a sua finalidade, seguem esta mesma classificação, ou seja, se ele trabalha com informações operacionais, será um sistema de nível operacional, se trabalha com informações de nível médio, tático ou gerencial, será um sistema de nível tático e se trabalha com informações altamente privilegiadas e de grande impacto na organização, nas pessoas ou e processos, será um sistema de nível estratégico

3 OBJETIVO DA PROPOSTA

• O objetivo aqui é descrever a teoria dos fundamentos da administração da informação desde os seus primórdios até os dias atuais, procurando passar de forma simples e objetiva como a administração da informação é importante e essencial para um completo alinhamento estratégico da T.I. (Tecnologia da Informação) com os negócios da empresa. Também é apresentado uma evolução dos computadores do ano de 1995 até o presente ano (2012) e um cenário de informatização de uma empresa locadora de livros com um sistema inicial desenvolvido em 1995 e um sistema atual desenvolvido nos moldes do e-commerce.

4 DESENVOLVIMENTO

TECNOLOGIAS UTILIZADAS.

Para desenvolver e implantar o sistema serão necessárias algumas tecnologias já existentes.

Tipo de linguagem de programação que será usado, o servidor de dados, onde os todos os dados serão guardados e o tipo de banco de dados que será utilizado para modelar e organizar os dados.

4.1 Sistemas de Informação Operacional

Formado por operações rotineiras, normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída. A maioria dos sistemas de informação está neste nível e são característicos pela existência de muitos formulários de cadastros, relatórios e outras operações rotineiras.

Exemplos: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.

4.1.2 Sistemas de Informação Gerencial

Formado por operações de apoio na tomada de decisões. Tem função gerencial e trabalha com informações agrupadas. Este tipo de sistema usa as informações operacionais para criar mecanismos de gerenciamento das organizações

Exemplos: Projeção de vendas para o mês seguinte; Análise de clientes, produtos ou mercado; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos. Relatórios analíticos e sintéticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com