TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informação: A Evolução Acontece Constantemente

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

        Nos dias de hoje quem fica para trás é museu, a evolução acontece constantemente para isso todos precisam estar conectados a esse novo mundo. Em todas as áreas da vida ocorrem as mudanças, umas passam despercebidas, pois é tão natural que ninguém para pra ver como esta funcionando.

        O Brasil assim como todos os outros buscou se conectar a este novo mundo, o mundo onde as pessoas compartilham opiniões, informações, documentos, com qualquer outro individuo a qualquer momento do dia.

        Então serão visto de maneira clara e objetiva como acontece a conexão, como as informações são transmitidas de um usuário para o outro. Para melhor entendimento foi pego a panificadora Paes e Doces Leonardo como estudo de caso.

        Será visto como é o processo do banco de dados, como são distribuídas as informações, onde se localiza o servidor, que é o equipamento transmissor de informações, é ele que passa todas as informações consultadas, com este caso será fácil de entender o que recursos de rede.

1. BANCOS DE DADOS

Dado e informação, são palavras diferentes, com um significado para cada pessoa, pois bem, se tiver um homem branco com índios na mata, o homem branco ao ouvir um som sonoro vai apenas observar aquele som, pois o para ele não tem significado nenhum, o que é descrito como um dado bruto, enquanto para os índios aquele som, pode ser aviso de perigo, pode ser um chamado para o almoço, então já não é mais um dado bruto e sim uma informação.

De maneira geral um dado é um fato real que está registrado e possui um significado em um contexto de aplicação, como por exemplo, em um endereço, ou em uma data de nascimento. Já uma informação é um fato útil que pode ser extraída direta ou indiretamente dos dados, como por exemplo, a idade que é uma informação extraída da data de nascimento de um individua.

Banco de dados parte deste principio, pois ele armazena dados em seu conteúdo e por meio de consultas ele transforma esses dados em informações úteis.

Banco de dados é um software que permite inserir, atualizar, recuperar dados, ou seja, pesquisar de diversas maneiras. Ele pode ser visto como um armário eletrônico de arquivamento. Banco de dados nada mais é que um conjunto de dados, os quais ficam armazenados em uma mídia apropriada, são organizados em coleções que se relacionam entre si e representam algo que tenha sentido.

Dados financeiros de um banco podem estar gravados em um banco de dados, por exemplo, se tiver uma estrutura onde tem o cadastro dos clientes desse banco, registro de depósitos e saques que estão sendo efetuados diariamente nessa instituição bancaria então todos esses registros, essas informações são consideradas um banco de dados. Porque a qualquer momento alguém pode ir resgatar essas informações, para saber se algum determinado cliente fez um saque em determinado período.

Um sistema de banco de dados é basicamente é um sistema computadorizado cujo que tem como propósito armazenar informações, para que mais tarde o usuário possa buscar e atualizar essas informações.  A informação é tudo aquilo que auxilia na tomada de decisão, de um individua ou dentro de uma organização.

  1. Papel estratégico dos bancos de dados para as organizações

Segundo Laudon (2001, p. 170), "os sistemas de bancos de dados requerem que a organização reconheça o papel estratégico da informação e comece a gerenciar e planejar a informação como recurso corporativo”.

O banco de dados tem papel fundamental dentro de uma organização pois é ele que armazena todas as informações. Através do banco de dados as empresas fazem cadastro de clientes, guardam informações de produtos, armazenam informações importantes, as quais terão utilidades no futuro, pois o mesmo serve para rever os dados arquivados

        Todas as organizações devem tomar conhecimento da importância do banco de dados dentro de uma empresa, na verdade como já tornou uma peça fundamental, ninguém para pra ver a importância deste conceito, é tão natural trabalhar sem parar pra pensar que se não existisse o banco de dados seria tão difícil.

        Dados importantes a serem armazenados para mais tardes serem utilizados, não precisando acumular papeis e mais papeis, evitando a perda de tempo em procurar o que precisa em armários cheios de documentos, a maioria guardado sem necessidade.

        Tudo se tornou mais fácil com a aplicação do banco de dados, pois hoje nada se perde, e o que precisa pode ser consultado imediatamente, tendo respostas claras e certas, o que ser humano busca nos dias de hoje, é minimizar esforços, economizar tempo e dinheiro, o banco de dados auxiliou em tudo, pois esta acabando os papeis, para encontrar as informações ficou fácil e sem contar que o tempo reduziu bem mais da metade.

        Nos dias de hoje não tem como viver no passado só de papeis por isso todo mundo deve se atualizar, e as empresas estão se adequando ao novo processo, é a inclusão do banco de dos já se tornou essencial em todos os lugares.

2. DEFINIÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES

Rede de computador é ligada a dois ou mais computadores que se conectam entre si através de cabos, ou por algum dispositivo. A maioria das empresas tem um grande numero de computadores, que são usadas por diversos usuários, então para ocorrer uma conectividade esses computadores estão ligados às redes, as empresas buscam compartilhamento de recursos, de dados, de arquivos entre outro. As redes de computadores permitem a comunicação dos usuários, pois é através dela que são buscadas as informações desejadas.

Nas redes podem ser conectados vários dispositivos como tablets, celulares, impressoras pois são dispositivos que estão conectados a redes, pois as redes não são unicamente conectadas aos computadores.

Existem os servidores, que são os computadores que vão utilizar algum recurso, se precisar utilizar uma impressora, todos terão que passar de alguma forma por aquele computador. Ou seja os dados podem ficar armazenados naquele computador, para fazer uma pesquisa, outros computadores buscaram a informação neste servidor.

        

2.1 Componentes de redes de computadores

Os componentes de rede de computador mais conhecidos são os dispositivos, que nada mais é do que elementos terminais que interagem com os usuários, são os computadores, as impressoras, que agem diretamente com os indivíduos. Os concentradores são os equipamentos intermediários que fazem a conexão, como os roteadores, os hubs, switches, bridges entre outros.

Os segmentos que são os meios intermediários, pois este liga os concentradores, aos dispositivos, e ainda existe os backbones estes são os meios de conexão que interligam aos concentradores, podem ser descritos como os cabos elétricos, fibras óticas, ondas eletromagnéticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (312.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com