TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Irrigação

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO

ASSUNTO: SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO

  1. QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA (MICROASPERSÃO E GOTEJAMENTO)?

O sistema de irrigação localizada por gotejamento possibilita uma vazão relativamente baixa, constante e uniforme, sendo possível reduzir o consumo de água em até 50%. Diminui a erosão do solo, infestação por ervas daninhas, exige baixa pressão cosumindo menos energia, além de ser resistente e compacto. Porém, o sol e animais podem desgastar as mangueiras acarretando maior gasto com tubos, e o custo inicial é um pouco elevado.

A micro-aspersão possui quase todos os benefícios do sistema de irrigação localizada, mas comparada ao sistema de gotejamento, oferece menos riscos de entupimento.

  1. QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO?

Esse tipo de irrigação pode ser utilizada em qualquer tipo de solo, molha 100% da área, é mais barato, porém gasta mais água e energia. O mesmo sofre a ação dos ventos ocasionando a diminuição da uniformidade de distribuição.

  1. QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE (SULCO E INUNDAÇÃO)?

O método de irrigação por sulco possui menor custo de implantação, não possui problemas em relação ao vento, economiza energia e não há dificuldades relacionadas a entupimentos de asperssores. Em contrapartida requer mais mão de obra, torna-se limitado pela declividade do terreno e agrega problemas em solos com alta taxa de infiltração.

Já o método de irrigação por inundação exige menos mão de obra e, permite o aproveitamento da água da chuva. O ponto negativo desse sistema encontra-se na dificuldade do transito de máquinas devido a presença de lama, além de aumentar a incidência de insetos.

ALUNA: Jayne Pereira Silva

                                         TURMA: Agro3v              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com