TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A infraestrutura e sua importância no ciclo de ensino Aprendizagem. Estudo de caso Lagarto-SE

Por:   •  27/9/2016  •  Artigo  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 11

INFRAESTRUTURA DE CRECHES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO LAGARTO (SE).

Aline Carolina da Silva[1]

Dávisson Monteiro de Santana[2]

RESUMO:

O presente trabalho busca uma análise sobre qual influencia a infraestrutura das creches possui no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, avaliando se a estrutura do ambiente interfere no aprendizado do aluno bem como na sua relação com o ambiente. O objetivo da pesquisa é avaliar se a infraestrutura básica das creches, estabelecidas pelo governo federal através do Ministério da Educação nos parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil e Portarias é colocado em pratica, na creche Felícia Maria da Piedade na cidade de Lagarto-Se. A metodologia utilizada para desenvolvimento do estudo foi realizada através de pesquisa bibliográfica e de campo com a visitação a creche retratada, retirando fotos e por meio de entrevista com a atual diretora da instituição. Os resultados obtidos apontam que apesar de possui grande parte da estrutura nos padrões exigidos a creche falha em aspectos importantíssimos como a acessibilidade iluminação e ventilação do ambiente.

PALAVRAS CHAVES: Creche; educação infantil; infraestrutura; ensino aprendizagem; leis.

  1. INTRODUÇÃO

A educação infantil é imprescindível para a sociedade, segundo O MEC (Ministério da Educação), uma construção social que promove o atendimento das necessidades sociais dos direitos da criança. As creches ganham uma importância no âmbito social devido ao apoio às necessidades das crianças de zero a cinco anos como também, o atendimento aos pais que necessitam deixar seus filhos em um local apropriado durante o dia para que possam trabalhar e exercer suas funções. As creches foram garantidas como direito fundamental da criança, no Art. 208, inciso IV que diz: “atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade.” (BRASIL. Constituição Federal 1988).

Ainda sobre os direitos das crianças que devem ser respeitados, tendo em vista que a criança é o principal sujeito do processo de ensino-aprendizagem nas creches, CAMPOS (2009) diz que as crianças possuem direito ao movimento em grandes espaços, bem como direito a proteção, a expressar seus sentimentos, as crianças necessitam de uma atenção especial para adaptar-se as creches. Para o cumprimento dos direitos fundamentais das crianças, as creches precisam adequa-se para atender as necessidades das crianças com relação ao ciclo de ensino-aprendizagem, tornando-o benéfico e suficiente visando o desenvolvimento social, emocional e físico da criança, as infraestruturas das creches carecem acomodar e favorecer um ambiente propicio harmonizando o bem-estar delas.

  1. OBJETIVO

O presente trabalho tem por objetivo avaliar se a infraestrutura básica das creches, estabelecidas pelo governo federal através do Ministério da Educação nos parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil, tendo como elemento de observação a creche do Povoado Jenipapo, na cidade de Lagarto, Estado de Sergipe.

  1. JUSTIFICATIVA

Diante da relevância do presente tema e suas contribuições sociais, visto que toda instituição de ensino infantil demanda deveres e obrigações para com toda criança que irá usufruir de seu espaço físico, também de sua importância perante a sociedade, pois é na creche que pais deixam seus filhos confiando que é naquele ambiente que sua criança irá desenvolver seu estado físico e também mental.

Perante as contribuições dessa instituição de ensino infantil, faz-se necessário avaliar se a infraestrutura, componente de extrema importância para que a criança, ambiente e professor consigam está em sintonia, dessa forma construindo um processo de ensino aprendizagem significativo para cada criança, está de acordo com o previsto pela lei e pelo Ministério da Educação. É indispensável que o ambiente na qual a criança passará a maior parte de seu dia, consiga fornecer conforto, salubridade, higiene dentre diversos recursos e novidades desenvolvendo dessa forma os estímulos de cada discente.

É justificável portanto que a investigação da importância da infraestrutura nas creches desempenham um importante ponto a ser analisado, pois a creche precisa além de bons professores e alunos, de uma estrutura adequada para garanti o ensino aprendizagem no dia a dia, visando as contribuições no âmbito social.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. INFRAESTRUTURA DAS CRECHES

Segundo o Ministério da educação, sobre os parâmetros de infraestrutura de creches aborda que os ambientes das creches devem ser preconcebidos tendo o objetivo de estabelecer uma relação com a criança, bem como proporcionar um espaço adequado para que os discentes consigam desenvolver as práticas educativas de maneira significativa. Nas etapas de elaboração dos projetos, deve ser levados em conta várias questões, desde a participação da comunidade até a cultura local onde a creche vai ser instalada. A programação da construção da creche deve também obedecer as normas que regulamentam os usos dos espaços, ventilação, luminosidade, higiene entre outros. Os parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil diz que: “O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos.” (MEC, SEB, 2006).

A primeira etapa na concepção do projeto de arquitetura de uma creche é analisar fatores locais. O Ministério da Educação sobre os parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil, diz que nessa etapa são analisados toda estrutura do local, condições de acesso, acessibilidade, infraestrutura do local onde irá receber a creche, legislação vigente, indicadores socioeconômico da população local, condicionantes ambientais, entre outros. Esses pontos são importantes e com a participação da comunidade no processo de desenvolvimento influenciará para que toda a concepção do projeto e seus ambientes internos e externos se harmonizem, buscando o objeto de um melhor ciclo de ensino-aprendizagem para as crianças.

A infraestrutura das creches necessitam pautar-se pelas normas cabíveis. Segundo o MEC, É imprescindível que as construções dos educandários ofereçam todo os parâmetros para que as crianças consigam relaciona-se com os ambientes da creche e assim a infraestrutura contribuir positivamente na importância social dessa construção na sociedade. A Portaria nº 262/2011, de 31 de Agosto, Ministério da Solidariedade e da Segurança Social Estabelece as normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento das creches, no artigo 16 sobre as condições de implantação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com