TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre a Essencialidade Relativa do Consumo

Por:   •  3/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 2

SOBRE A ESSENCIALIDADE RELATIVA DO CONSUMO

Cintia Furtado Wanderley

Mat.03338439

 Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humano

A Lei da Oferta e Demanda é um conceito que busca explicar a formação e a variação nos preços praticados de produtos e serviços em um determinado mercado. Basicamente, ela aponta que quando a procura por um produto é alta e a oferta é baixa, os preços tendem a subir.

Atualmente na sociedade brasileira os preços de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos ou como chamados os de linha branca, se tornaram produtos mais vendidos no brasil, então podemos perceber que existe sim uma essencialidade no preço, hoje a maioria dos produtos vem através da interestadual ou feito no polo industrial do Amazonas, assim o preço desses produtos alteram em diferentes regiões. Exemplos: geladeira, micro-ondas ou fogão podem ter preços elevados na região do Amazonas e nas outras regiões preços mais baixos?

Isso se deve aos fatores políticos e econômicos de cada estado, alguns devido a logística e questões de benefícios fiscais de cada região, não aprofundando ao conteúdo, somente se houvesse necessidade, pode-se  citar a lei que se encaixa perfeitamente na essencialidade relativa ao consumo, a lei do pai da Administração.

Vindo desse preceito pode-se concluir que cada região do Brasil tem suas vantagens e desvantagens, levando em conta o desenvolvimento de cada região, tenhamos como hipótese que a ZFM não estivesse mais disponível qual seria a ação do governo para que a região do Amazonas pudesse sobreviver? Lógico no início haveria uma fuga em massa da população que tem um percentual maior de estudo para regiões onde tivessem mais oportunidades e o custo dos produtos fossem mais acessíveis, porém se houve-se um investimento na questão turística seria uma forma do governo estabelecer uma substituição para a ZFM tendo em vista que isso levaria alguns anos para que essa hipótese fosse concretizada.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura#/media/Ficheiro:Supply-demandright-shift-demand.svg https://www.questionpro.com/blog/pt-br/como-calcular-elasticidade-preco-da-demanda/²

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com