TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre a Rotatividade Temos

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

Rotatividade:

Para Chiavenato(1999) rotatividade de pessoal é “[...] o resultado da saída de alguns funcionários e a entrada de outros para substituí - lós no trabalho”, e o que mais preocupa a empresa é quando essa saída de funcionários é grande, gerando um custo de demissões e admissões alto, e deixando em baixa a produção.

Tipos comuns de desligamentos são aqueles por escolha do funcionário, que decide por conta própria encerrar a relação de trabalho com o empregador seja por motivos pessoais ou profissionais. Ou então por iniciativa da organização, quando a mesma decide demitir seu funcionário por vários motivos, como a substituição de outros que sejam mais adequados às necessidades da empresa.

Causas.

Os empregados que não estão satisfeitos têm maior probabilidade de deixar seus empregos quando comparados aos que estão mais satisfeitos. Trabalhar em um ambiente hostil onde não se sentem acolhidas, se sente reprimidas e humilhadas, baixa remuneração e falta dos benefícios, tem uma liderança ruim e a rotina de trabalho pode cansar o funcionário fisicamente e mentalmente.

Efeitos.

Mediante todos esses acontecimentos ruins que se tem dentro da empresa, o funcionário perde o entusiasmo em querer dar o seu melhor para o crescimento da empresa. A falta de perspectiva de crescimento na organização empresarial causa uma imensa desmotivação. Chefes autoritários, explosivos e que não tratam com respeito seus colaboradores causam uma alta rotatividade dentro da empresa, uma vez que seus colaboradores se sentem desvalorizados e agredidos.

Absenteísmo:

Diz respeito ao padrão de faltas dos colaboradores ao trabalho, o qual influencia os níveis de produtividade. A ausência de trabalhadores afeta diretamente os resultados da empresa, aumentando custos e prejudicando a qualidade da produção.

Por essa razão, o absenteísmo gera grande preocupação nas organizações e força os gestores a compreenderem melhor o tema, em busca de soluções que minimizem o índice de ausências.

Segundo o Chiavenato (2009a), o absenteísmo pode ser decorrente tanto do colaborador, quanto da organização.

Causas.

Os motivos também podem ser voluntários, por doença, legais e outras causas diversas.

• doença do funcionário.

• faltas voluntárias por motivos pessoais;

• dificuldades financeiras;

• problemas de transporte;

• baixa motivação para trabalhar;

• políticas inadequadas da organização.

Efeitos.

Os impactos do absenteísmo são sentidos na produtividade e lucros da empresa, chegando a gerar prejuízos financeiros consideráveis. As faltas geram custos diretos como a reposição de mão de obra e gerenciamento do absenteísmo, além de custos indiretos na redução de qualidade e disponibilidade de serviços.

Além disso, as ausências constantes afetam o clima organizacional, pois sobrecarregam outros colaboradores que precisam substituir os faltantes.

Conclusão.

É ruim para a empresa a rotatividade de pessoal, pois a cada saída de funcionário, normalmente, segue de uma admissão de outro funcionário, e este giro cria um custo alto de mão-de-obra.

Dessa maneira, necessitamos de um índice que possa medir percentualmente, num determinado período, as variações que ocorrem e que estatisticamente poderá nos fornecer informações de interesse da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com