TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Dos Poetas Mortos

Artigos Científicos: Sociedade Dos Poetas Mortos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Nos tempos atuais, a gestão escolar brasileira se baseia principalmente em um modelo autoritário de gestão, na qual a direção da escola é centralizada em apenas um indivíduo, o diretor.

Realizar uma gestão democrática é tentar buscar atender as expectativas de uma sociedade em relação à escola, mas para isso é fundamental que as relações entre educadores e a sociedade sejam mais flexíveis e menos autoritárias.

O diretor tem um papel fundamental nessa relação, pois ele deixa de ser a autoridade única da escola e passa a ser o articulador das ações e interesses de todos os segmentos.

É muito importante que fique claro que a gestão democrática é um passo para uma sociedade mais igualitária, não só no âmbito escolar, mas na sociedade como um todo.

Enfim, a característica principal de um bom líder na educação são seus princípios e os seus ideais como educador. Àquele que busca uma educação de qualidade, inclusiva e democrática tem chances de ser um bom gestor.

enfoque limitado do termo administração escolar. Foi constituído a partir dos movimentos de abertura política do país, que começaram a promover novos conceitos e valores, associados, sobretudo, à idéia de autonomia escolar, à participação da sociedade e da comunidade, à criação de escolas comunitárias, cooperativas e associativas e ao fomento às associações de pais. Assim, no âmbito da gestão escolar, o estabelecimento de ensino passou a ser entendido como um sistema aberto, com uma cultura e identidade próprias, capaz de reagir com eficácia às solicitações dos contextos locais em que se inserem.

A gestão escolar aponta questões concretas da escola e de sua administração, baseadas no que se convencionou chamar de “escolas eficazes”. Estas possuem características como orientação para resultados, liderança marcante, consenso e coesão entre funcionários a respeito dos objetivos da escola, ênfase na qualidade do currículo e elevado grau de envolvimento dos pais.

As Relações Interpessoais na Gestão Democrática: Fator determinante para uma Escola de qualidade.

Característica clara de uma sociedade capitalista. Importante é saber que a escola não é só o local onde a sociedade se reproduz com suas vitórias e fracassos, é também uma reprodução das estruturas existentes, na medida em que a educação é dialética e assume forma de regulação ou libertação, neste contexto uma administração participativa deve permitir um trabalho que tenha como objetivos suprimir o espaço que separa gestor e comunidade escolar; fim da centralização na Unidade de ensino. É necessário que aconteçam situações favoráveis que irão propiciar esse relacionamento.

A escola, com a adoção do sistema de gestão, como os demais seguimentos empresariais e sociais, vem sofrendo transformações profundas em níveis organizacionais. Nesse espaço de trocas de informações e conhecimentos, as novas exigências do mundo globalizado também exigem uma dinâmica diferente nas relações.

O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo o trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma das partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com