TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolitica

Monografias: Socioeconomia E Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

R: Tanto os Estados Unidos quanto a Inglaterra, foram dois países os quais tentaram impor todo o seu poder para conseguir assim uma expansão de suas economias, visando tornar-se uma potência mundial. Podem-se citar dois momentos em que houve a hegemonia, um deles é o período pós Segunda Guerra Mundial, este período marca o início da crise na hegemonia americana, entre alguns dos motivos que levaram a tal crise está o conflito social na Europa, a quebra de acordos em Bretton Woods e é possível considerar também a crise de 1929, onde os Estados Unidos passou pelo problema da superprodução e perdeu muito dinheiro. Embora tenha passado por muitos problemas, não quebrou totalmente. Por muitos autores, a hegemonia é considerada um lugar merecido pelo estado mais poderoso em determinado momento, no caso os Estados Unidos sempre esteve e bem provavelmente, sempre estará sobre os holofotes mundiais. Sendo assim está nação pode ser considerada hegemônica.

Tanto Estados Unidos quanto Inglaterra, possuíram durante o período pós Guerras principalmente, a oportunidade de manter concentrado neles, o poder, a política e o sistema capitalista. Porém, mesmo os que os dois países tenham “lutado” juntos com o poder nas mãos, os Estados Unidos com a criação do dólar flexível, por exemplo, saiu ganhando e mais a frente, já era ele quem ditava as normas a serem seguidas.

Um fato que levou ao declínio da potência hegemônica que era os Estados Unidos foi a perca da guerra do Vietnã, devido a isto os EUA perderam um pouco daquele poder que possuíam de fazer o que queriam, quando queriam. Houve também a diminuição do número de empregos, uma mudança na produção do país. A guerra contra o Iraque e os ataques terroristas só levaram a ser mais rápido o declínio da hegemonia do país.

Enfim, os Estados Unidos foi uma grande potência hegemônica que predominava no mundo e embora hoje ele ainda seja um país com grandes poderes nas mãos, não possui mais a hegemonia dominante a qual possuía antes.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

R: A ONU – Organização das Nações Unidas – foi criada após a segunda guerra mundial e tem como principal objetivo promover a paz e o desenvolvimento para as nações que a constituem (Socioeconômica e Geopolítica – Unisul Virtual). Pegando a Angola como referência, no primeiro objetivo que se refere a erradicar a pobreza extrema e a fome, no ano de 2000 estimava-se que cerca de 70% da população angolana vivia abaixo da linha da pobreza. A escassez alimentar afeta um número estimado em 1,1 milhões de pessoas, mas este número baixou de um ponto máximo de mais de 3,5 milhões, em 2002. Hoje, a Estratégia de Combate a Pobreza (ECP), com valor estimado em cerca de 3 milhões de dólares representa uma média de pouco mais de 790 milhões em cada ano de implementação. Com relação à alimentação, Desde 2003, o ressurgimento da agricultura tradicional está progressivamente a diminuir a necessidade de recorrer a produtos alimentares importados. Alcançar o ensino primário universal: Os esforços de construção e recuperação de infra-estruturas escolares, envidados pelo Governo de Angola, através do seu Programa de Investimentos Públicos, com o apoio das igrejas, ONGs e outras organizações da sociedade civil, e as iniciativas de recrutamento dos cerca de trinta mil novos professores contribuíram para uma expansão significativa na oferta de serviços de educação. O resultado foi um aumento nas taxas de escolarização. A taxa bruta cresceu de cerca de 60% em 2000 para 91,1% em períodos mais atuais. Igualdade de gênero e dar poder as mulheres: Nas escolas, a taxa de ensino para homens é de 56,8%, já para mulheres é de 41,3%. Assim como a taxa de alfabetização é muito desigual (82,2% homens, 53,8% mulheres). Até 2015 é prevista a total igualdade entre os sexos, sendo nas escolas, na alfabetização e no mercado de trabalho. Redução da mortalidade infantil: No ano de 2000 não houve indicadores de progresso neste quesito, porém houve um aumento de 53,4% (2000) para 62% (pesquisa mais recente). Mas mesmo com essa melhora, o nível do objetivo ainda continua baixo. Saúde materna: Em 2000, o número de nascimentos assistidos com qualidade era de 22,5%, uma taxa baixíssima, e hoje este nível ainda continua baixo. A cada 100.000 nascimentos, eram previstas de 1400 a 1700 mortes, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com