TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolitica

Monografias: Socioeconomia E Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (5,0 pontos)

Durante meados do século XIX, Marx e Lênin estudaram exaustivamente a categoria Formação Econômica e Social na Europa; e Santos (1977) a estudou no século XX. Todos os autores chamam atenção para a dificuldade de se compreender a formação das dinâmicas sociais que criam e transformam as formas. Estas, no entender dos autores, organizam-se muito antes do momento em que atuam sobre o espaço, desconsiderando o fator histórico que ele representa, sendo aliadas à história local fundamentada na compreensão da realidade a serviço do homem. Portanto, não é possível ignorar o elemento espaço e sim analisá-lo em profundidade, pois esta relação representa a noção de formação socioespacial.

A partir deste enunciado e das leituras indicadas até agora, explique o papel do espaço geográfico aliado ao papel da sociedade no que representa as formações socioespaciais. Elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, citando todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e dos vídeos indicados no EVA.

R: As formações socioespaciais têm diferentes explicações, mas em determinado momento chega-se sempre a mesma conclusão. Assim como o papel da sociedade recai sobre questões de espaço, a recíproca é verdadeira. Como vimos na leitura do capitulo um, “tudo nesse espaço depende do ser humano e da natureza. Esta ultima é fonte primeira de todo o mundo real”.Ou seja, o ser humano e a natureza são indispensáveis no espaço geográfico em que vivemos, no entanto, o ser humano deve ser consciente que precisamos da natureza como nossa fonte, não somente de formação geográfica, mas na formação social, espacial. Com o passar dos anos e a evolução do ser humano, a intervenção do Homem na natureza foi se intensificando de diferentes formas, nos diferentes espaços, por diferentes grupos que nele produzem, circulam, consomem, e afins. Defendo os estudos de M. Santos, pois acredito que a formação social esta ligada à evolução de uma dada sociedade. E na verdade podemos observar esse dado nas diferentes culturas, países, estados e até mesmo nas diferentes cidades.

E cada vez mais é concretizado que, hoje em dia, vivemos em mundo interdependente, pois não existe um país que seja autossuficiente em sua totalidade. Seja em questões de matéria prima, em tecnologias, ou mesmo o apoio procurado pelas grandes nações em defender ou ir contra determinado país. Vivemos em uma sociedade interligada por interdependências e a formação socioespacial se da pelo diferentes grupos que vivem nas sociedades, assim como as sociedades são moldadas pelos diferentes espaços historicamente moldado.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com