TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Politica

Monografias: Sociologia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

O acesso à justiça do cidadão brasileiro é um problema que está relacionado aos fundamentos e garantias de cidadania apoiados na Constituição, que contempla, também, o direito das minorias e dos excluídos. Pesquise, na internet, em jornais ou em revistas e apresente, de modo descritivo, um caso ou situação que retrate dificuldades de acesso à justiça ou que represente desrespeito do direito das minorias ou excluídos. (3,0 pontos)

Bullying uma violencia tão antiga e um assunto novo na nossa sociedade. Ate então era aceito pelas pessoas sem nenhum tipo de defesa, pois muitos tinham e tem tanto medo que se acovardam e não denunciam esses covardes. Esse tema é de extrema importância para nossa sociedade, pois mexe com a raiz do problema, crianças formando suas identidades. Muitas vezes por causa dessa pratica violenta, outros tantos chegam a óbito e a lesões tão graves que os impossibilitam de viverem uma vida normal( com deficiencia motora, visual etc). Esse tipo de viloencia é mais comum nas escolas, existem um registro da idade média datado de 1342, com registros de trotes em universidades da França. E esses valentões só querem chamar a atenção das pessoas e adotam um comportamento violento, de intimidação e provocação. Houve um caso recente de um menino que sofria de bullying, atirar no seu agressor, matando-o.

Questão 2

Desenvolva uma reflexão crítico interpretativa (com posicionamento explícito, contrário ou favorável), em um texto de aproximadamente 10 linhas, a respeito do caso ou situação apresentado na questão anterior. (3,5 pontos)

Bullying sou totalmente contra esta pratica, pois violencia gera violencia. Pessoas cruéis sem uma estrutura moral e ética, lideres sem amor ao próximo, oriundas de famílias desestruturadas, onde há parcial ou total ausência afetiva, normalmente com rendimento escolar baixo. Desde de cedo já demonstram esse perfil.

A falta de denúncias dessas pessoas se criam adultos amorais , sem regras e um comportamento de que tudo pode, infelizmente nossas cadeias estão cheias de perfis assim.

Esse tipo de comportamente tem que ser severamente punido, para o quanto antes as vítimas possam ver que se denunciarem os agressores não terao mais que sofrer esse mal.

Questão 3

Considerando o caso ou situação apresentado, bem como, as reflexões crítico interpretativas, apresente duas alternativas que poderiam solucionar o problema de dificuldade de acesso à Justiça. Uma destas alternativas deve ser relacionada diretamente ao Sistema de Acesso à Justiça e a outra deve ser relacionada às condições desfavoráveis, determinadas pela estrutura social. (3,5 pontos)

No Brasil o caso de bullying é recente e de violencia antigo, ainda não foram tomadas as providências cabíveis, não há leis específicas para este tipo de casos. Considerada um ato ilícito, nossos legisladores ainda estão estudando a matéria para criarem leis mais específicas a respeito do assunto. Infelizmente nem todas as pessoas tem acesso a informação, ainda é causa de preconceito quem recebe a violência, e ao invés de denunciar acham que muitas vezes merecem o castigo.

Deveria haver mais iniciativa da sociedade perante as escolas para a reeducação dos educadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com