TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Politica

Artigo: Sociologia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIOLOGIA POLITICA

Em virtude da mobilização da sociedade no sentido de participar do do mundo político, fenômeno que surge como novidade no inicio do século xx, os estudiosos do social rumaram junto com seus atores, para a arena política e se puseram a pensar como a sociedade influenciava, e ate mesmo determinava os processo políticos. A reflexão sociológica passou a focar o poder, o Estado e os atores políticos, mas essa abordagem estava carregada de conceitos e olhares da sociologia, formando mais precisamente uma sociologia da política.

O exemplo de produção do saberes pela sociologia de partidos em meados do século passado é importante para perceber as dificuldades iniciais enfrentadas pela sociologia política até descobrir sua vocação interdisciplinar. Os sociólogos de partidos, na tentativa de explicar como fatores sociais determinavam os processos e comportamentos políticos, se puseram a estabelecer relações entre a origem da classe dos eleitores e a adesão dos mesmos aos partidos. Nesse sentido os partidos apareciam como variáveis dependentes e a classe como variável independente, ou seja, explicativa. A formulação valida para a disciplina de sociologia de partidos, nada tinha a ver com a formação de uma sociologia política, pois não era o resultado da confluência de métodos e saberes dessas duas subáreas gerando uma nova ciência interdisciplinar, mas sim a tentativa de explicar a política pelo olhar sociológico (SARTORI 1972).

A hipótese central que orientava a investigação da sociologia de partidos era de que os partidos pouco refletiam, de alguma maneira, a estratificação social. Os partidos representavam as classes, e de certo modo possibilitavam a transição da luta de classes, do campo privado do mercado, dito de outro modo, do chão da fabrica, para o espaço da política. O impulso inicial dessa disciplina estava associado, então ao conceito marxista de consciência de classe. Esse conceito expressa o principio de que a classe operaria tende a reconhecer-se a si á medida que percebe a sua trajetória histórica de luta contra a burguesia, e a partir dessa percepção, busca uma associação de forças para a transformação radical da sociedade.

Em resumo a sociologia política se ocupa de analisar o comportamento político dos atores sociais. Temas como a participação política, com seus diferentes graus de intensidade e tipos de engajamento, são comuns a essa disciplina. Os valores políticos, as ideologias, enfim a cultura política dos indivíduos também constitui objeto da Sociologia Política, mas enfatizando a relação entre poder e sociedade. Quem tem o controle dos processos decisórios? Qual o perfil social dos grupos dominantes, ou seja das elites? São questões que orientam a investigação dos cientistas envolvidos nessa disciplina. O espaço da sociedade civil, localizado entre o estado e a dimensão privada, é o foco principal da Sociologia Politica: como se organiza o publico, seus interesses, atores e suas instituições (partidos, grupos de pressão, sindicatos, associações comunitárias, burocracia, etc.)? Dentro dessas fronteiras, que não são rígidas, se constrói o saber dessa ciência interdisciplinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com