TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sodio

Trabalho Universitário: Sodio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

ESTÁGIO SUPERVIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICESUMAR – UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA PARA UM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Maringá – PR– abril 2013

Marcia M. Previato de Souza – UNICESUMAR – marcia.previato@ead.cesumar.br

Willian Victor Kendrick de Matos Silva – UNICESUMAR – willian@cesumar.br

Camilla B. Rodrigues Cochia – UNICESUMAR – camilla.cochia@ead.cesumar.br

Kátia Solange Coelho–UNICESUMAR – katia.coelho@ead.cesumar.br

Isabela Quaglia– UNICESUMAR – iquaglia@cesumar.br

Categoria – Conteúdos e habilidades

Setor Educacional - Educação Superior

Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD – Sistemas e Instituições de EAD/ Formas de assegurar a qualidade/ Interação e Comunicação em Comunidades de Aprendizagem

Natureza do trabalho – Modelos de planejamento

Classe – Experiência inovadora

RESUMO

O estágio supervisionado é uma obrigatoriedade em alguns cursos de nível superior seja ele na modalidade a distância ou no presencial. O curso de pedagogia por se tratar de uma licenciatura tem obrigatoriedade de no mínimo trezentas horas estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Diante disso, o Centro Universitário Cesumar cumprindo a legislação vigente produziu seu regulamento de estágio para proporcionar aos acadêmicos segurança e responsabilidade ao ingressar no período de estágio. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar o modelo de planejamento do estágio supervisionado construído para o curso de pedagogia com o intuito de contribuir para discussões a respeito do assunto, frente ao desafio de se ter qualidade nesse processo mesmo trabalhando com a modalidade a distância.

Palavras-chave: educação a distância; estágio; teoria; prática.

1- Introdução

O estágio sempre foi visto como a parte prática dos cursos de formação profissional. É comum ouvir de alunos e professores que durante o estágio se aprende a profissão na prática. Porém, nossos estudos apontam que não há prática sem teoria e toda prática deve estar alicerçada teoricamente, assim conseguiremos compreender a práxis educativa a partir da ação-reflexão-ação.

Partindo desse pressuposto, o curso de Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância – NEAD UNICESUMAR, segue as Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo MEC, na qual determina que todo aluno que ingressa nesse curso terá de realizar os estágios supervisionados, sendo esse um componente obrigatório para a aprovação e conclusão do curso.

O estágio supervisionado caracteriza-se como o exercício da experiência profissional, por meio de uma vivência em ambientes escolares, levando o aluno à interpretação da realidade educacional nas instituições de ensino. Por meio dos estágios é possível consolidar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e estabelecer a relação entre teoria e prática.

Sendo assim, o estágio supervisionado se torna um componente curricular que proporciona ao aluno a reflexão contextualizada, dando condições para que se torne autor de sua própria prática. Na modalidade EAD, o estágio supervisionado torna-se um desafio, visto que pela quantidade de alunos manter o bom funcionamento, desenvolvimento e qualidade não é tarefa fácil.

Conhecendo estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com